A Gerência Regional de Saúde de Ubá iniciou ontem, 11/09/19, um projeto de educação permanente em saúde mental. A oficina contou com a presença de 62 profissionais atuantes em equipes da Estratégia Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Referência da Assistência Social e Serviço Residencial terapêutico no município de Ervália.

A oficina foi conduzida pela psicóloga Verônica Almeida e abordou o processo de reforma psiquiátrica no Brasil e as ações para seu fortalecimento. De acordo com a idealizadora do projeto e referência técnica em saúde mental da GRS Ubá, Fabiana Érica de Souza, o município de Ervália foi escolhido, pois contribui com o processo de desinstitucionalização do Estado de Minas. “O município recebeu nos dois últimos anos moradores de hospitais psiquiátricos de todo o Estado. Atualmente estas pessoas residem nos SRT de Ervália e fazem o acompanhamento em saúde nos diversos dispositivos de saúde do município”, disse.

Créditos: Fabiana Érica de Souza

Até o mês de dezembro deste ano serão realizadas nove oficinas em outros municípios. Todas voltadas para a capacitação de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial e profissionais atuantes na área do desenvolvimento social visando fomentar o fortalecimento do cuidado em saúde mental, as ações de reabilitação e reinserção psicossocial.

Rede de Atenção Psicossocial em Ervália

Ervália possui população de 17.946 habitantes (IBGE, 2010) sendo pólo de referência em saúde mental para os municípios do entorno. Possui rede de saúde mental composta por 9 Equipes de Saúde da Família (ESF), 1 Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), 1 Centro de Atenção Psicossocial Regional (CAPS) para atendimento de Adultos, 1 Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Regional, dois leitos de saúde mental implantados no hospital Jorge Caetano de Mattos, dois Serviços Residenciais Terapeuticos (SRT) que totalizam 11 moradores, 1 base de suporte básico do SAMU, além de dispositivos intersetoriais de desenvolvimento social, educação, cultura e comunitários.

Os dois serviços CAPS existentes são regionais, bem como os leitos de saúde mental em Hospitais gerais. O CAPS adulto e os leitos de saúde mental são referência para o município de Coimbra, além do município sede, Ervália. O CAPS infantil é referência para os municípios de Guiricema, São Geraldo, Coimbra, Visconde do Rio Branco e Ervália.

O município participou do processo de desinstitucionalização de casos complexos advindos do Hospital Raul Soares, Manicômio Jorge Vaz, Clínica São José de Leopoldina e demais hospitais psiquiátricos que encerram seu funcionamento em Juiz de Fora. Neste sentido as oficinas realizadas pretendem apoiar os profissionais e a rede municipal para o atendimento de qualidade, com foco nos direitos dos usuários, reabilitação e reinserção social.

Por Fabiana Érica de Souza