A abordagem ao cidadão na visita às residências e o papel do mobilizador social foram alguns dos temas discutidos no Seminário de Mobilização Social em Saúde, realizado na sexta-feira, 19/07, em Sabará. Promovido em parceria com o município e pela Regional de Saúde de Belo Horizonte, o evento contou com mobilizadores sociais da Secretaria de Estado de Saúde SES-MG e com a presença do grupo de teatro Agente em Cena, formado por servidores públicos do município de Contagem.

Teatro 02

Cerca de 70 profissionais que visitam diariamente as casas do município de Sabará e participam dos mutirões de limpeza participaram atentamente do evento que foi realizado no auditório da empresa Arcelor Mittal.

As referências em mobilização social da SES-MG explicaram aos participantes que compartilhar sentimentos, conhecimentos e responsabilidades, a fim de promover a participação de toda a sociedade civil em ações de prevenção e promoção da saúde são os objetivos da mobilização social.

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde de Sabará, Andrea Gonçalves Ribeiro Lisboa, a capacitação foi muito importante. “Os agentes são os profissionais de saúde que permanecem na linha de frente, em contato permanente com a população. Quanto mais informação eles receberem, mais informações também serão levadas para as pessoas”, disse.

Para Simone Heloisa Moreira, agente de combate a endemias e supervisora da mobilização em saúde do município de Sabará, a capacitação foi muito boa pois é através da mobilização que se consegue alcançar cada vez mais pessoas.

Com a peça teatral “Minha casa, meu ambiente” o grupo de teatro Agente em Cena apresentou de forma lúdica e criativa informações sobre a saúde e seus diversos temas para a população. O grupo foi criado por meio de uma iniciativa dos agentes de combate a endemias (ACE) da cidade de Contagem, juntamente com o programa de Educação e Saúde.

Thais Ferreira de Lourdes Carneiro, coordenadora do centro de zoonoses de Sabará e da Vigilância Epidemiológica afirmou que a capacitação irá enriquecer o trabalho dos agentes pois explica e incentiva como eles podem, da melhor forma, abordar as pessoas.

Rosilene Gonçalves Ventura, agente de endemias do município, disse que a capacitação abriu novos horizontes para ela. “Muitas das informações que aprendi aqui hoje vou levar para a minha igreja e para os grupos de música que frequento. Vou informar as pessoas o que elas podem fazer nas suas ruas e em seus quarteirões para eliminar os focos de dengue e outras doenças”, disse.

Mais informações sobre mobilização social estão disponíveis em: http://www.saude.mg.gov.br/mobilizacao

Por Alessandra Maximiano