A Regional de Saúde de Alfenas realizou nos dias 01 e 02/07 uma capacitação sobre inspeção em drogarias. A atividade envolveu os fiscais de vigilância sanitária que atuam na inspeção de drogarias em municípios da área de abrangência da regional e foi promovido pelo Núcleo de Vigilância Sanitária.

IMG-20190702-WA0018

Durante o encontro, os fiscais foram divididos em duas turmas, sendo uma para atualização dos profissionais que já atuam em drogarias e outra para capacitação dos iniciantes. Além do curso teórico, os fiscais iniciantes serão acompanhados pelos profissionais do núcleo de vigilância em atividades de campo com o objetivo de aprenderem com a atuação prática.

Na ocasião, a arquiteta Maria Bernadete Oliveira Azevedo esclareceu aos técnicos presentes sobre infraestrutura física com referência a documentação necessária para análise e encaminhamento de projetos arquitetônicos, bem como normas e anexos explicativos.

A referência técnica em vigilância sanitária de drogarias, Maria Cristina Heyden, enfatizou a necessidade de atualização e capacitação dos fiscais municipais que trabalham na fiscalização destas unidades. “Muitas dúvidas foram sanadas durante a reunião, em um momento importante para esclarecimentos de suas vivências locais”, disse.

“Ações como essas permitem aos profissionais técnicos uma fiscalização mais efetiva e padronizada de suas rotinas de inspeções com fortalecimento das ações da vigilância sanitária municipal”, finalizou Maria Cristina.

Por Thaís Araújo