A Fhemig é a primeira instituição de Minas Gerais a ser contemplada com a doação de equipamentos pelo programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), do Ministério da Saúde (MS), sendo ainda a que mais recebeu essas doações em todo país por meio do programa até o momento. Foram 90 monitores multiparâmetro e 45 cardioversores/ desfibriladores doados pelo Núcleo Estratégico de Tecnologia em Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a empresa Lifemed, fabricante dos equipamentos. O valor total da doação ultrapassa 4 milhões de reais.

IMG 9109

A entrega aconteceu no dia 25 de junho, na Coordenação de Bens e Consumo (Almoxarifado) da Fhemig. A professora Kátia Galdino, da UEPB, e a representante da Lifemed, Selma Costa, apresentaram os equipamentos e formalizaram a doação à Fhemig, representada pela chefe de Gabinete, Ana Costa Rego, e pela assessora da Diretoria Assistencial (Dirass), Maria Thereza Jabour, com a presença também do coordenador Anderson Machado Louro (responsável pelo armazenamento dos equipamentos até sua distribuição) e da servidora Carla Denise Alves da Conceição.

Os novos equipamentos serão ainda conferidos pelo Ministério da Saúde e, depois disso, serão distribuídos para todas as unidades da Rede Fhemig, de acordo com a demanda. “Com esta doação vamos renovar mais de 90% dos monitores nos CTI’s das unidades, melhorando ainda mais a nossa assistência”, avalia Maria Thereza Jabour, assessora da Dirass.

“Temos um considerável parque tecnológico que precisa de reposição de equipamentos fundamentais para o serviço, como no caso de desfibriladores, por exemplo. Teremos um impacto positivo na assistência sem onerar nossos custos, principalmente em um momento de contingenciamento no Estado”, considera a chefe de Gabinete, Ana Rego.

O processo foi conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que levantou as demandas e providenciou toda a documentação necessária para que a Fhemig participasse do programa ao lado de outras instituições públicas do Estado.

A professora Kátia Galdino explicou que as parcerias têm sido viabilizadas nos últimos anos para ampliar o acesso a medicamentos e equipamentos considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento e a fabricação de produtos nacionais, mais viáveis nos preços e na facilidade de manutenção. A Lifemed, fabricante dos equipamentos doados, será responsável pela sua manutenção nos próximos dois anos, além de treinar os servidores das unidades.

Por Michèlle de Toledo Guirlanda (ASCOM Fhemig)