O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Novartis Brasil, realizou do dia 11 a 13/6, em Almenara, Jequitinhonha e Itaobim, respectivamente, a parte prática do projeto Roda-Hans: carreta da saúde, que tem como objetivo capacitar os profissionais da atenção primária para realizar o diagnóstico da hanseníase, o diagnóstico precoce de novos casos, além de informar população sobre os aspectos clínicos e sociais da doença.

A carreta registrou, nos três dias de evento, o atendimento de 239 pessoas. Durante os atendimentos, 19 casos novos foram diagnosticados e já iniciaram o tratamento, evitando, assim, que a doença se propague. Em Almenara, a carreta atendeu, na praça Central, 34 pessoas e cinco casos foram confirmados. Em Jequitinhonha, a estratégia adotada foi de mobilizar os contatos da zona urbana e rural e houve ampla divulgação do evento pela rádio Santa Cruz. Foram 122 atendimentos e oito casos confirmados. A população, ainda, teve acesso a outros serviços de saúde na praça Alvorada, como aferição de pressão e imunização contra a influenza. Já em Itaobim, a carreta da hanseníase atendeu na praça Palco de Eventos e contou com a parceria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que disponibilizou água para os pacientes e profissionais de saúde. Foram registrados 83 atendimentos e seis novos casos.

A referência técnica de Hanseníase da Regional de Pedra Azul, Maria da Glória Botelho Reyna, explicou que o projeto “Roda-Hans” foi realizado nos municípios de Almenara, Jequitinhonha e Itaobim devido às altas taxas de detecção registrados nos últimos três anos. Já na Regional de Saúde de Pedra Azul, no ano de 2018, a taxa de detecção geral foi de 19,56 casos por 100 mil habitantes, quantidade quase quatro vezes maior que a taxa do Estado, que é de 4,92.

“A parceria entre a SES e o Ministério da Saúde foi muito importante. O médico do Ministério da Saúde, Dr. Ciro Martins, é muito competente, assim como os monitores da hanseníase, Frederico e Tânia, que nos ajudaram tanto na capacitação teórica quanto no momento prático. Destaco também o grande empenho dos municípios participantes que fizeram uma ampla mobilização dos contatos, e que já estão sensibilizados para a construção do plano municipal de enfrentamento da hanseníase 2019/2020”, agradeceu.

Créditos: Allan Campos

O médico e professor de dermatologia da Universidade de Brasília (UnB) e representante do Ministério da Saúde, Ciro Martins Gomes, defendeu que o conhecimento teórico e prático que os profissionais adquiriram na capacitação e na carreta é o pilar principal que irá contribuir para a continuidade das ações de combate à doença na região. “Eu realmente estou muito feliz com os resultados que alcançamos no Vale do Jequitinhonha. Conseguimos passar a mensagem sobre o diagnóstico mais adequado para a hanseníase e também colaboramos para o diagnóstico de vários casos de contatos. O principal objetivo da carreta, na verdade, é poder colaborar para que os profissionais de saúde possam ver o diagnóstico desses casos em tempo real, porque se eles observam e aprendem com o caso real, eles estarão preparados para dar sequência ao trabalho e diagnosticar os pacientes”, explicou.

Público atendido

As pessoas que receberam atendimentos na carreta foram os contatos intradomiciliares que residem ou que tenha residido com o doente de hanseníase nos últimos cinco anos. Essa estratégia foi adotada pela Regional de Saúde de Pedra Azul devido os contatos intradomiciliares serem os mais propensos a serem afetados pela doença. Segundo o fisioterapeuta do município de Jacinto e monitor da hanseníase, Frederico Carvalho, os profissionais de saúde realizaram as avaliações neurológicas simplificadas com o objetivo de ajudar no diagnóstico, monitorando a função dos nervos periféricos mais acometidos com a doença. Já a enfermeira do município de Palmópolis e monitora da hanseníase, Tânia Soares, acrescentou que a ação proporcionou um aprendizado aos profissionais, e que a população foi beneficiada com o atendimento gratuito e com os diagnósticos que foram realizados.

A carreta da saúde possui cinco consultórios e um laboratório para baciloscopia. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de laboratório e farmacêuticos bioquímicos que foram capacitados no dia 10/06, na capacitação teórica que aconteceu no município de Almenara, tiveram a oportunidade de colocar em prática as orientações que receberam durante o treinamento.

Por Allan Campos

Enviar para impressão