Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. a Regional de Saúde de Governador Valadares em parceria com diversas instituições públicas e privadas, promoveu pela manhã de hoje, (15-5), o Dia D da “Campanha Maio Amarelo”, com concentração na praça principal do centro, simulação de acidente de trânsito e uma caminhada pelas ruas da área central do município. O objetivo foi conscientizar e alertar a população para a importância da adoção de hábitos seguros nas vias e rodovias, tendo em vista o alto índice de internações e óbitos causados por acidentes.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), somente em 2019, foram registradas 3.446 internações por acidentes de trânsito e 501 óbitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, foram 22.383 e 2.947 óbitos.

Já as internações realizadas em 2019 representam, até o momento, um gasto de R$ 5,5 milhões destinados ao atendimento e tratamento das vítimas no SUS. Em 2018, R$ 35,5 milhões foram repassados para cobrir as internações na rede hospitalar que presta atendimento à população por meio do sistema.

A enfermeira e referência técnica em Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Governador Valadares, Maria Aparecida Melo Martins, destacou a importância da ação intersetorial de diversas instituições na minimização das consequências dos acidentes de trânsito. “Desde 2009, vários atores institucionais têm desenvolvido ações no período de maio e setembro para o enfrentamento dos acidentes de trânsito. Os representantes do SUS participam dessas campanhas porque a área de saúde é que recebe todo o impacto desses eventos, com as comorbidades em toda a rede, que vem desde a assistência imediata até a reabilitação das vitimas. Por isso, esse trabalho conjunto é fundamental para diminuir não só o alto custo financeiro que incide sobre o sistema, mas principalmente, a perda de vidas humanas”, afirmou.

Créditos: Frederico Bussinger

Por sua vez, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Carlos Mário Chaia, na oportunidade representando o prefeito André Melo, acentuou a responsabilidade de todos no trânsito. “A prefeitura e todos os parceiros da campanha acreditam que precisamos de um movimento como este para propor de forma direta o envolvimento da sociedade em ações que vão agregar maior reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. É necessário que pedestres e todos os condutores de veículos nos mobilizemos por um trânsito mais seguro”, enfatizou.

Acidentes de Trânsito em Valadares

Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), em Governador Valadares, no período de janeiro a abril deste ano foram registrados 249 acidentes com motocicletas, 102 com bicicletas e 24 com carros.

“No município é grande o número de acidentes de trânsito em Valadares, principalmente com motocicletas, com muitos casos sendo fatais ou com sequelas permanentes. Por isso, estamos prefeitura, bombeiros e SAMU promovendo em empresas uma série de palestras especificas para condutores de veículos e também faremos uma campanha destinada aos idosos com a “#Idoso na faixa”, informou a assessora técnica em Educação para o trânsito da prefeitura de Valadares e organizadora geral do evento, Luimara Victor de Carvalho.

A mobilização foi organizada por diversas entidades públicas e privadas, como a Regional de Saúde de Governador Valadares, Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e diversas secretarias; Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, DEER, Tiro de Guerra, SAMU, entre outros.

Simulação de acidente de transito

Como parte da programação, o sexto batalhão de Bombeiros em Valadares, com o apoio da Polícia Militar, SAMU e Polícia Civil realizou na avenida ao lado da praça central, uma simulação de acidente de trânsito que envolveu uma moto, uma Kombi e um carro utilitário, com vítimas não fatais em todos os veículos.

Créditos: Frederico Bussinger

A ação foi desenvolvida com grande realismo, através da demonstração de todos os procedimentos, desde a isolamento da área e primeiros socorros, inclusive, com orientação a população de como proceder nestes casos.

Após a simulação, os participantes realizaram uma caminhada pelo centro de Governador Valadares distribuindo material gráfico da campanha.

Por Frederico Bussinger