Reforçando ações de prevenção devido ao Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite (24/04), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desencadeou ações de reforço junto aos municípios, solicitando a vacinação de crianças, adolescentes e professores nas escolas privadas e públicas do Estado. Além da prevenção à meningite, o objetivo é atualizar, de forma ampla, a situação vacinal da população, o que vem se dando até o final desta semana.

De acordo com Fernanda Barbosa, referência técnica em meningites, varicela e paralisia flácida aguda da SES-MG, desde a implantação da vacina no calendário nacional, a incidência dos casos de doença meningocócica vem decrescendo. Contudo, explica ela, “nota-se no Brasil um fenômeno de deslocamento da doença para o grupo etário dos adolescentes, o que levou o Ministério da Saúde a implantar a vacinação de reforço para adolescentes de 11 a 14 anos. Mesmo estando disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a meta para este público esta abaixo do percentual recomendado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Denise Maciel Carvalho, referência técnica regional de epidemiologia, explica que os vírus da caxumba, sarampo e varicela, também são causadores da meningite, além de outras classificações da doença, como a meningocócica, pneumocócica, haemophilus influenzae e tuberculosa. Segundo ela, “todos estes tipos de meningites podem ser prevenidos por vacinas disponíveis no SUS, mas para que a população esteja devidamente protegida, é preciso alcançar altos índices de cobertura vacinal”.

Créditos: Sara Fernandes

A referência regional de Imunização, Marina Giani Scalon, informa que na região Triângulo Sul, equipes de saúde dos municípios de Campo Florido, Sacramento e Limeira do Oeste, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, iniciaram ações de verificação e atualização vacinal em escolas. “Foram ofertadas todas as vacinas preconizadas no calendário nacional de vacinação, visto que além da meningo C, as vacinas tríplice viral, varicela, pneumo 10 e pentavalente também previnem contra a meningite. Na oportunidade, também foi atualizado o cartão vacinal dos professores, conclui a referência técnica”.

Em Sacramento, foi montada uma equipe composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde e profissionais de educação. Segundo Francisca Ferreira, enfermeira técnica de epidemiologia do município, “a equipe esta visitando todas as creches e escolas, realizando a atualização vacinal de todas as crianças entre 6 meses a 5 anos de idade, e dos adolescentes quando necessário”, finaliza.

Além disso, foi realizada uma capacitação sobre atualização em vacinas para enfermeiros e técnicos de enfermagem, ressaltando a importância da atuação destes profissionais na eficácia da imunização e preparando-os para a campanha de vacinação contra influenza e também para a atualização vacinal da população. Os profissionais também receberam treinamento sobre o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e sobre o e-SUS, para o devido lançamento das informações sobre vacinação e demais ações de saúde.

Por Sara Fernandes