Entre os dias 22 e 23/04, a Regional de Saúde de Belo Horizonte promoveu a “Reciclagem em Sinan e Tabwin” para os técnicos das Secretarias de Saúde de Bonfim, Crucilândia, Ibirité, Juatuba, Mariana, Moeda, Nova Lima, Rio Acima, Raposos, Santa Luzia, São José da Lapa, Santana do Riacho e da Vigilância Epidemiológica da Regional.

O Sinan é um sistema de informação de agravos de notificação, e o Tabwin é uma ferramenta e tabulação de dados que fornecem informações para as análises epidemiológicas e tomadas de decisões na área de saúde, explica a referência técnica em Sinan da regional, Ana Flora Ferreira Wasconcelos. “Devido a rotatividade dos operadores do sistema e para aperfeiçoar as atividades desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica dos municípios, a regional promoveu a reciclagem” afirma a referência.

Realizado no laboratório de informática da regional, o curso contou com a participação das referências estaduais do sistema na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rita de Cássia Carneiro Pinto e Edilene Silva Moreira, que realizaram aulas práticas para que os profissionais pudessem tirar suas dúvidas, conhecerem melhor todo o sistema e aplicarem situações de sua rotina.

Segundo a responsável pelo Sinan na Secretaria de Saúde de Mariana, Juliana Borges, durante a reciclagem ela esclareceu suas dúvidas, principalmente, em detalhes que fazem muita diferença em sua rotina. “Meu trabalho será facilitado, pois quando eu tiver que tabular os dados do Promavs (Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde) ou precisar extraí-los para o boletim de nossa cidade, irá ficar mais fácil, rápido e confiável, como os fluxos de retorno”, afirmou.

Crédito: Priscilla Fujiwara

O curso é realizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Belo Horizonte pelo menos duas vezes ao ano. Segundo Wasconcelos, o objetivo da reciclagem é manter os profissionais atualizados e aptos a operarem o sistema e realizar tabulações.

Sobre o Sinan

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registra notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. É opcional aos estados e municípios incluírem outros problemas de saúde importantes em sua região.

Segundo o Portal da Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, por meio do Sinan é possível a realização de diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.

O seu uso sistemático, de forma descentralizada, contribui para a democratização da informação, o que permite que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informação e as tornem disponíveis para a comunidade. É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.

Por Priscilla Fujiwara