A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-MG) promoveu, no dia 12/04 (sexta-feira), uma oficina de qualificação para gestores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) de Minas Gerais. O objetivo foi identificar questões que possam orientar a construção do curso de qualificação. Na ocasião, foram discutidos assuntos relacionados à inserção dos consórcios de saúde no planejamento regional do Sistema Único de Saúde (SUS) e quais os papéis e limites da atuação dos CIS nos processos de regulação, prestação de serviços e execução financeira no SUS.

Crédito: Jean Alves

A oficina integra a atribuição do Núcleo de Consórcio Intermunicipais de Saúde (NCIS), que tem como objetivo promover a qualificação dos processos de trabalho dos CIS, a aproximação entre os consórcios de saúde e a SES-MG e o levantamento dos principais desafios da gestão em cada um dos CIS. A técnica do Núcleo de Consórcios Intermunicipais de Saúde, Ana Carolina Ferreira da Silva, enfatizou a importância da construção do curso de aperfeiçoamento em parceria com o Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais (COSECS-MG) e com os consórcios de saúde. “Dessa maneira será possível desenvolver um projeto mais assertivo e que compreenda a demanda dos CIS”, afirmou.

A oficina contou com a participação da equipe técnica do Núcleo de Consórcios Intermunicipais de Saúde (NCIS) da SES/MG, equipe técnica da ESP-MG, Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais / Agência de Políticas Pública (COSECS-MG-APP), secretário executivo e equipe técnica da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP), secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo (CIS MARPA), secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CIS MAS), secretária executiva do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (CONVALES) e secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (CIMBAJE).

Além deste evento, estão sendo planejadas outras atividades em parceria com a ESP-MG, com os CIS e com o COSECS/MG-APP. Já foram também realizadas videoconferências com as Unidades Regionais de Saúde (URS) para apresentar a instituição dos consórcios de saúde e a sua atuação no Estado de Minas Gerais.

Por Jornalismo SES-MG