A Regional de Saúde de Uberlândia iniciou nesta sexta-feira, 12/04, a elaboração do Plano Estratégico Regional de Enfrentamento da Influenza. O instrumento está sendo construído de forma intersetorial, abrangendo a Vigilância Epidemiológica, Assistência (Farmácia, Atenção Primária e assistência Ambulatorial e Hospitalar) e Comunicação Social (Assessoria de Imprensa e Mobilização Social) de maneira a planejar, monitorar, executar e avaliar as ações.

plano estrategico influenza udi Lilian Cunha 12042019

O planejamento consiste em determinar o papel estratégico da Regional de Uberlândia junto aos municípios e instituições para que as ações locais sejam desenvolvidas de forma eficiente, objetivando um maior alcance da cobertura vacinal junto aos grupos prioritários, organização no fluxo assistencial de casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e o mais importante, evitar óbitos pela doença.

Neste primeiro momento, os esforços estão canalizados na vacinação e mobilização social para evitar a circulação do vírus, mas a assistência precisa se preparar caso haja caso suspeito de SRAG. “Temos que prever e articular com os municípios a necessidade de insumos como máscaras, luvas, kits de coleta de material, álcool em gel, capacitação dos profissionais de saúde, notificação dos casos de forma adequada e oportuna, exames de sangue, exames radiológicos, acesso e reposição do medicamento Oseltamivir (Tamiflu) e caso, haja necessidade, o transporte pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Estamos mapeando os possíveis nós críticos para esta intervenção prévia, uma vez que a sazonalidade da doença se estende até agosto”, destacou o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Alisson Maciel de Faria Marques.

Diferentemente da dengue, a assistência precisa fazer um acolhimento especial ao paciente com suspeita de SRAG. “Os profissionais da triagem devem identificar o paciente com suspeita de gripe assim que ele chega na unidade de saúde e providenciar o seu isolamento, a fim de não disseminar o vírus para todos que estão no ambiente”, destacou Júlia Vieira, coordenadora da regulação da regional

Gripe em Minas

A campanha de vacinação teve início na última quarta-feira (10/04) para as gestantes e crianças maiores de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. No dia 22/04 a vacinação também se estende para os demais grupos prioritários compostos por adultos com 60 anos ou mais de idade, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A campanha encerra dia 31/05, sendo 04 de maio a data marcada para ser o Dia de Mobilização Nacional.

Em 2018 foram notificados 388 casos SRAG, sendo 19 associados à Influenza. Dos 49 óbitos por SRAG, 1 associado à Influenza.
Já em 2019, o número registrado até o momento é de 373 casos de SRAG, sendo 10 associados com à Influenza. Dos 36 óbitos por SRAG, 1 encontra-se em investigação para associar ou não à Influenza.

Saiba mais sobre Gripe em Minas Gerais em www.saude.mg.gov.br/gripe

Por Lilian Cunha