A Regional de Saúde de Pedra Azul, por meio do Núcleo de Epidemiologia, realizou nessa sexta-feira (05/04), no auditório da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC), uma reunião de alinhamento das ações de controle das arboviroses. O objetivo do encontro foi definir e alinhar as ações de controle da dengue nos municípios de jurisdição da Regional de Pedra Azul para enfrentamento do período de sazonalidade da doença no ano de 2019.

DSC09193

Participaram do evento coordenadores de zoonoses e digitadores do Sistema de Informação do Programa Nacional de Controle da Dengue (SISPNCD), além dos servidores da Epidemiologia da Regional, o médico veterinário Alex Assis, o servidor da Funasa, Marfan Brasil, e a referência do SISPNCD, Mayara Silva.

A referência técnica de controle vetorial da Dengue da Regional de Pedra Azul, Davidson Rodrigues, fez a apresentação do cenário epidemiológico da doença em Minas e na região nordeste; explicou a classificação de risco (dengue grave, sinais de alarme, fatores de risco e dengue clássico) e destacou a importância do controle vetorial, com a realização de seis ciclos de tratamento focal.

“Estamos passando por uma epidemia de dengue no Estado então é importante preparar os municípios para que mantenham os índices baixos na região e para que fiquem alertas caso haja um aumento de casos notificados, para que a conduta e o controle dos vetores seja feita de forma adequada”, orientou Davidson Rodrigues.

De janeiro a abril deste ano, a Regional registrou 56 casos, o que segundo Davidson, é considerado um cenário de baixa incidência. “A nossa incidência está muito baixa, a maioria dos nossos municípios não tem casos notificados. Nós estamos fazendo esse alerta aos municípios, para que mantenham as ações que vem sendo realizadas, devido o cenário de epidemia no Estado de Minas Gerais. Os bons resultados alcançados na região é resultado do bom controle vetorial realizado pelos municípios, com os seis ciclos de tratamento focal no ano passado, realização de mutirões de limpeza e demais ações de promoção de saúde, as ações de mobilização social”, pontuou.

A referência em mobilização social da Regional de Pedra Azul, Allan Campos, parabenizou os municípios pela realização das ações e destacou a necessidade de que estes eventos sejam registrados, por meio de relatórios mensais, para que as informações sejam divulgadas e se tenha o conhecimento de quais municípios têm realizados ações mensais e o tipo de ação que tem ocorrido. O coordenador de mobilização social e publicidade, Joney Vieira, ressaltou a importância de dar visibilidade nas ações de mobilização social para, além de promover a troca de experiências, propiciar o fortalecimento da essência da Rede de Mobilização Social em Saúde.

Por Allan Campos