Com meta de imunizar 462.622 pessoas residentes em 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já iniciou a entrega de imunobiológicos que serão utilizados no período de 10 de abril a 31 de maio durante a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O trabalho começou nesta sexta-feira, 05/04, e tem previsão de ser concluído segunda-feira, dia 08, quando a Regional de Saúde de Montes Claros realizará reunião de alinhamento com representantes de 53 municípios que compõem a sua área de atuação. O encontro será realizado a partir das 13h30m, no auditório das Faculdades Santo Agostinho, no bairro JK.

Crédito: Pedro Ricardo

Para a reunião, foram convidados os coordenadores de atenção primária à saúde e de imunização, além de técnicos que trabalham nas salas de vacina. Na oportunidade, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde repassará informações aos profissionais sobre a campanha e as estratégias de atuação visando fazer com que a meta de vacinação de 90% do público alvo seja atingida.

Neste ano o “dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Influenza está marcado para 04 de maio. Em todo o país, serão mais de 58,8 milhões de pessoas a serem vacinadas, sendo mais de 5,9 milhões residentes em Minas Gerais.

Entre 53 municípios que compõem a Regional de Saúde de Montes Claros a estimativa é de que estão aptas a receberem a vacina 299.092 pessoas. Os municípios com maior número de pessoas a serem imunizadas são: Montes Claros (103.145 pessoas); Janaúba (19.745); Bocaiúva (13.579) e Salinas (12.411).

Entre 26 municípios que integram a Regional de Saúde de Januária o público alvo da campanha é estimado em 126.459 pessoas. Já entre sete municípios que pertencem à Regional de Saúde de Pirapora a estimativa é de que 37.111 pessoas deverão receber a vacina contra a gripe.

Público alvo

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares Menezes, explica que neste ano a novidade da campanha é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (05 anos, 11 meses e 29 dias). “Isso se constituirá numa boa oportunidade para os pais e os serviços de saúde atualizar as cadernetas de vacinação das crianças”, ressalta a coordenadora.

Também fazem parte do público elegível para vacinação os adultos com 60 anos ou mais de idade; as gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Agna Menezes explica que neste ano a estratégia da campanha será implementada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. São eles: no período de 10 a 19 de abril vacinação contra influenza das gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Também ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do calendário nacional de vacinação.

No período de 22 de abril a 31 de maio, as ações contemplarão a vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país. Também ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação de crianças e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do calendário nacional de vacinação.

Prevenção

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais podendo haver anos com maior ou menor intensidade de circulação de vírus influenza e, consequentemente, maior ou menor número de casos e óbitos.

No Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos. O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina com cepas do ano passado, pois ela não tem a mesma composição da vacina de 2019. Isso faz com que a vacina de 2018 não seja eficaz para proteção neste ano.

Pessoas que apresentem sintomas de gripe devem evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença (até 07 dias após o início dos sintomas); restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação; evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Para prevenir a doença o Ministério da Saúde recomenda à população medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando a redução do risco de infecção pelo vírus.

Também é indicado não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante alertar para sinais e sintomas de gravidade para a busca imediata de avaliação em uma unidade de saúde.

Por Pedro Ricardo