A Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Azul e o Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Regional de Saúde de Pedra Azul, realizaram no dia 4/4, na Casa Paroquial, a 8ª Conferência Municipal de Saúde que tem como tema “Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação dos princípios e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Os objetivos da conferência foram reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade.

DSC09179

A conferência busca fortalecer o SUS com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca da saúde como direito e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social. Também são objetivos a avaliação da situação de saúde, elaboração de propostas a partir das necessidades de saúde e participação da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, no contexto dos 30 anos do SUS e aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas.

O diretor da Regional de Pedra Azul, Francisco Carvalho, fez um resgate histórico do SUS desde a sua criação, apresentando os principais avanços alcançados ao longo dos anos, destacando, também, a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, que é considerada um marco na história das conferências, por ter sido a primeira aberta à sociedade e de ter formado as bases para a seção “Da Saúde”, da Constituição Brasileira de 1988. “De lá pra cá, tivemos a lei 8080 e 8142 e várias conferências e conquistas no Sistema de Saúde que permitiram que prestássemos serviços à população, garantindo que saúde é um direito de todos e dever do Estado", lembrou.

A coordenadora da Atenção Primária da Regional de Pedra Azul, Adriadna Arruda, fez uma apresentação sobre os princípios doutrinários e organizativos do SUS e destacou o papel do Conselho Municipal de Saúde como espaço ideal para que a população manifeste suas críticas, elogios e sugestões. "Temos que nos mobilizar para, não somente fazer as nossas manifestações nas redes sociais, mas, também, ocupar os conselhos de saúde, que é o espaço ideal para discutirmos e buscarmos as mudanças necessárias para fortalecer o SUS”, avaliou.

Já o secretário Municipal de Saúde, Glaubert Souza, destacou que o município tem priorizado incentivar a participação social como forma de fortalecer as políticas públicas. “Conseguimos fazer as quatro conferências de saúde: a de Vigilância em Saúde, Saúde da Mulher, e as conferências de saúde em 2017 e 2019. E, para esse ano, uma mobilização social mais ampla com oito pré-conferências nos territórios para preparar a população para os debates na conferência estadual. Outro ponto relevante da nossa conferência é o debate sobre os fenômenos que têm ocorrido recentemente, que fazem com que a saúde tenha uma dificuldade para reagir. Dentre eles, destacamos o aumento de traumas decorrentes de acidentes, de violência, a carga absurda e intensa de pacientes oncológicos e que a gente tem uma preocupação enorme de fortalecer a Rede de Assistência tendo em vista os vazios assistenciais. Também discutimos a questão do ‘fake news’, em uma tentativa de colocar a população contra o próprio SUS. Então, estamos nas conferências buscando debater esses e outros fenômenos e buscando elaborar propostas para resolver essas questões”, avaliou.

Também participaram da conferência a conselheira e referência técnica de Controle Social da Regional de Pedra Azul, Clausi Oliveira, e a enfermeira e referência técnica da Atenção Primária da Regional, Ana Cristina Cardoso.

Por Allan Campos