O ato de doar sangue requer responsabilidade e compromisso, além de uma boa dose de solidariedade. E a população de Minas Gerais sempre se mostrou sensível à necessidade de manutenção dos estoques de sangue da Fundação Hemominas e tem comparecido às unidades sempre que convocada para a doação, como foi o caso de Brumadinho.

Essa ação altruísta é extremamente importante em casos de catástrofes, quando a necessidade de sangue aumenta, mas é igualmente importante durante todo o ano, quando a Hemominas precisa atender as demandas de transfusão vindas dos hospitais.

Depois de realizada a doação, o sangue é separado em componentes de modo que cada paciente recebe a parte que necessita, como hemácias, plaquetas e plasma. Cada parte do sangue tem uma forma de armazenagem e um período de duração. Por exemplo, as plaquetas duram de três até no máximo cinco dias e as hemácias de 35 a 42 dias, conforme explica a assessora da Gerência de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Heloísa Gontijo. “É por isso que os doadores devem comparecer regularmente a uma de nossas unidades. Uma redução no comparecimento afeta rapidamente o estoque de plaquetas necessárias a pacientes com distúrbios de coagulação. E um comparecimento em massa no mesmo dia pode fazer com que o sangue doado seja inutilizado, caso passe do período de validade”, esclarece.

Em períodos como férias escolares e véspera de feriados, por exemplo, há uma diminuição de comparecimento dos doadores nos hemocentros, que segundo as estatísticas da Organização Mundial da saúde (OMS), já é abaixo da média necessária para suprir a demanda de sangue. “A OMS preconiza que 3% a 5% da população seja doadora de sangue, porém, em Minas, temos cerca de 2% da população cadastrada em nossos bancos. Por isso, precisamos que esses doadores se fidelizem e doem sangue periodicamente”, afirma Heloisa Gontijo.

Para efetuar uma doação de sangue, o candidato pode agendar o comparecimento pelo site, pelo aplicativo MG app ou pelo telefone 155 – opção 1. Isso traz mais agilidade ao atendimento, o que diminui o tempo de espera para cada doação.

Encontre a unidade mais próxima e agende sua doação! E não se esqueça: caso não possa comparecer no horário agendado, desmarque para que o horário seja utilizado por outra pessoa.

Por Ascom - Hemominas