A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu, nesta quinta-feira (31/01), representantes do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte e do movimento Transvida MG, entidade civil composta por pessoas receptoras de órgãos e tecidos, pré e pós transplantadas, seus familiares, profissionais de saúde e voluntários. O objetivo do encontro foi discutir o acesso da população aos medicamentos especializados (alto custo) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas.

A reunião ocorreu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde em exercício, José Farah, do Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Dias Magalhães, da Superintendente de Assistência Farmacêutica, Grazielle Dias e demais técnicos da SES. Durante a reunião, foram apresentadas as estratégias que têm sido adotadas pela atual gestão da SES-MG para normalização do acesso aos medicamentos.

Conforme a Superintendente Grazielle Dias, entre as ações prioritárias estão negociações com fornecedores e busca de recursos n Ministério da Saúde. “Tivemos um primeiro contato da nova gestão com os conselhos de saúde e a Transvida, com o objetivo de discutir o assunto de forma transparente, apresentando todos os esforços que temos adotado”, explica.

Atualmente, a Relação Estadual de Medicamentos disponibilizados pelo SUS, em Minas Gerais, conta om 652 medicamentos padronizados e, destes, 218 são especializados. Diariamente são entregues diretamente à população medicamentos para o tratamento prioritário na Atenção Primária à Saúde, como hipertensão e diabetes. Há também a distribuição de medicamentos para o tratamento de doenças de perfil endêmico, como por exemplo, tuberculose e hanseníase. Além do tratamento de doenças específicas, e muitas vezes raras, complexas e de alto custo, como insuficiência renal, manutenção de órgãos transplantados, Alzheimer, entre outras.

Mais detalhes em: http://www.saude.mg.gov.br/farmaciadetodos

Por Jéssica Gomes

Enviar para impressão