Nesta quinta-feira (20/12), foi realizada em Conselheiro Lafaiete (MG), na Região Metroplitana de Belo Horizonte, a inauguração do Escritório Descentralizado da Regional de Saúde de Barbacena. O evento contou com a presença do Secretário Adjunto de Estado de Saúde, Daniel Guimarães Medrado de Castro, e de prefeitos, deputados, servidores e outras autoridades da região.

O escritório descentralizado funcionará como um ponto de apoio da Unidade Regional de Saúde, fora de sua sede, diretamente vinculado ao Dirigente Regional de Saúde, com atribuições e competências definidas pela Regional de Saúde, segundo prevê o termo de cooperação técnica entre estado e município. Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens.

Crédito: Priscila Rezende.

Trata-se de uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Barbacena, com a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete, propiciada por um termo de cooperação, visando o atendimento mais próximo aos 18 municípios da microrregião de Conselheiro Lafaiete/Congonhas.

“A inauguração do escritório descentralizado significa uma união de forças entre o Estado de Minas Gerais e o município de Conselheiro Lafaiete, que cedeu o espaço, para que pudéssemos trazer à população de toda a região do Alto Paraopeba os serviços deste escritório. Essa inauguração aqui hoje me orgulha porque significa trazer mais um braço do estado na prestação de serviços públicos de qualidade para toda a população e assim estarmos mais próximos para atendê-los. São 300 mil pessoas dos 18 municípios desta microrregião que serão beneficiadas pelos serviços aqui prestados de forma integrada do estado com os municípios”, afirmou o Secretário Adjunto de Estado de Saúde, Daniel Guimarães.

O Secretário Adjunto destacou também em sua fala os avanços do Estado na Saúde: “o estado se preocupa em levar mais serviços públicos de qualidade, apesar da crise. A Secretaria de Estado de Saúde, embora tenha sofrido muito com os escassos recursos em decorrência da crise financeira, conseguiu trazer avanços significativos não só para a população do Alto Paraopeba, como de toda Minas Gerais. Conseguimos avançar no Suporte Aéreo Avançado de Vidas levando mais 2 helicópteros para atendimento no SAMU, conseguimos enfrentar crises importantes como a Febre Amarela, conseguimos diminuir os casos de Dengue, enfrentamos a Zika, a Chikungunya, e isso foi possível porque trabalhamos com o diálogo e a interação com os municípios”, finalizou.

Por Priscila Rezende