Diante do cenário atual das Leishmanioses, a Regional de Saúde de Varginha promoveu dia 13/12, no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), uma capacitação com abordagem dos aspectos gerais das doenças. O encontro teve como público prioritário enfermeiros, médicos, veterinários, coordenadores de atenção primária e coordenadores de epidemiologia, o objetivo do evento foi ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre as medidas preventivas e as ações de enfrentamento.

Crédito: Mariana Ribeiro

Joziana Muniz de Paiva Barçante, professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA), iniciou a palestra abordando o conceito das Leishmanioses, visto que é um grupo de doença infecto-parasitária causada pelo protozoário parasita Leishmania e sobre os tipos da doença – tegumentar e visceral.

“Há uma grande necessidade de se alinhar a questão das Leishmanioses, pois são doenças tropicais negligenciadas, de atuação complexa e multifacetada. Assim, o objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde para essa causa”, afirmou Joziana.             

A professora ainda apresentou a situação epidemiológica de Minas Gerais, especificando o município de Lavras e enfatizou a importância de se realizar a notificação quando existirem casos suspeitos da doença.                                                     

Em seguida, o Professor Thiago Pasqua Narciso, médico veterinário e doutorando da UFLA, abordou sobre os aspectos da leishmaniose visceral canina, visto que o cão é o reservatório urbano para o parasito, o que facilita o ciclo de transmissão. Os sinais e sintomas bem como os testes para diagnóstico da doença, também foram explanados por ele.                                                                                                                      

Thiago enfatizou que a Portaria nº 1.426 de 11 de julho de 2008, proíbe o uso de medicamentos utilizados no tratamento de leishmaniose visceral em humanos seja usado em animais e ainda, sobre as formas de controle do flebotomíneo como a limpeza correta dos ambientes com remoção de matéria orgânica, sobre a vacinação em cães, o uso de coleiras repelentes, posse responsável dos animais.                                 

Já Richardson Carvalho, gerente da Vigilância Epidemiologia do município de Lavras, apresentou a cenário epidemiológico da região acerca das leishmanioses, destacando os casos diagnosticados, público acometido e os municípios com cães confirmados para leishmaniose visceral. Em seguida, também abordou amplamente sobre casos, tratamentos e evoluções vivenciados no município de Lavras e afirmou “como profissionais devemos nos atentar para tal problema, pois, as Leishmanioses envolvem humanos, animais e manejo do meio ambiente, o que gera o conceito de saúde única. Portanto, é importante que todos sejam vigilantes no que se refere à saúde única.”           

Por fim, Monique Borsato, referência técnica do NUVEAST da Regional de Saúde de Varginha, que esteve à frente da capacitação, finalizou agradecendo a presença dos profissionais presentes e frisou “nós, enquanto Regional de Saúde, estamos à disposição para apoio técnico aos municípios. As leishmanioses envolvem uma constante evolução em seu enfrentamento, com necessidade incorporação de novas técnicas e aperfeiçoamento das atuais para que haja a redução desses casos.” 

Por Mariana Ribeiro