Com investimentos viabilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Corpo de Bombeiros e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun) já estão operacionalizando o serviço aeromédico do Norte de Minas. Com a utilização de helicóptero, a 7ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Montes Claros e o Serviço Móvel de Urgência (Samu) vão atender demandas de resgate de vítimas em situações de catástrofe ou de risco de vida, por motivos de saúde ou acidentes.

Nesta sexta-feira (09/11), foi realizada a simulação de resgate de vítimas de incêndio em edifício sediado nas imediações do centro de Montes Claros, oportunidade em que integrantes do Corpo de Bombeiros e do Samu colocaram em prática técnicas de socorro a pessoas em diversas situações, incluindo casos graves.

Durante a simulação, o comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, Major Darlan Moreira, destacou a importância da implantação do serviço aeromédico na região. “Trata-se de uma iniciativa que possibilitará tanto ao Corpo de Bombeiros como o Samu reduzir o tempo de resposta aos atendimentos de pessoas em situações de urgência e emergência, levando-se em conta que o Norte de Minas possui grande extensão territorial”, observou o comandante.

Darlan Moreira lembrou que, além do socorro às pessoas em situação de risco de vida, a aeronave, operacionalizada pelo Corpo de Bombeiros, poderá auxiliar o MG Transplantes no transporte de órgãos, contribuindo desta forma para a redução das filas de pessoas que aguardam oportunidade de terem algum órgão transplantado.

Avanços

Também nesta sexta-feira, durante reunião da Comissão Intergestora da Região Ampliada de Saúde (CIRA), realizada no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, os integrantes da equipe técnica do Samu macronorte apresentaram aos dirigentes das secretarias municipais de saúde do Norte de Minas como será o funcionamento do serviço aeromédico.

O assessor técnico da Coordenação Médica do Samu, Antônio José Marinho Cedrin, salientou que a implantação do serviço trará importante avanço para o socorro de pessoas poli traumatizadas, entre elas vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, o socorro às pessoas que necessitam de atendimento médico de alta complexidade e que se encontram em locais distantes dos principais centros urbanos do Estado ou do país terão condições de serem atendidas em menor espaço de tempo.

O superintendente regional de saúde de Montes Claros, Maquieden Durães Viriato, também entende que o investimento do Governo do Estado na implantação do serviço aeromédico trará consideráveis avanços para salvar vidas. “O Norte de Minas possui grande extensão territorial e essa situação contribui para que muitas pessoas que necessitam de socorro médico de urgência e emergência acabam morrendo nas estradas, dentro de ambulâncias, antes de chegarem a um serviço que tenha condições de lhes prestar assistência adequada. O serviço trará um avanço nesse atendimento”, disse.

Demanda

Atuando numa área de 122 mil quilômetros quadrados, o Samu Macro Norte, em 2017, realizou mais de 42 mil atendimentos entre casos clínicos, psiquiátricos, vítimas de acidentes de trânsito e parturientes, o que equivale a uma média superior a 115 atendimentos por dia.

A região ampliada de saúde do Norte de Minas, que envolve as gerências regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora, possui 86 municípios divididos em nove microrregiões. Ao todo, a região possui população superior a R$ 1,5 milhão de habitantes e conta com 22 hospitais integrantes da rede de urgência e emergência.

Por Pedro Ricardo