O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Nalton Moreira da Cruz, visitou nesta quarta-feira (20/06) a Central de Regulação Médica do SAMU192 em Uberlândia e a Base Descentralizada em Araguari. Durante a visita, o secretário anunciou que a partir do dia 03/07 o SAMU irá começar suas atividades. A população atendida pelo serviço será de 612.317 habitantes em 26 municípios da região.

O SAMU192 representa um importante atendimento pré-hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), por receber diversas demandas emergenciais e prestar o atendimento inicial à saúde do usuário. Serão 183 pontos de atendimento da Rede de Urgência e Emergência constituído por um hospital de alta complexidade; 19 hospitais de média complexidade, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA); 17 unidades de saúde (pronto socorro, centro de saúde e pronto atendimento); 12 unidades de saúde mental e 134 unidades básicas de saúde. Na avaliação do secretário, Nalton Moreira da Cruz, toda a rede assistencial está apta para a implantação do SAMU e não vê nenhum empecilho, “não iremos trazer nenhum paciente novo para a região, o SAMU simplesmente irá regular para onde cada paciente deverá ser encaminhado. Iremos dar mais dignidade ao atendimento”. Como a equipe médica irá acompanhar o paciente imediatamente, antes de dar entrada em um hospital, uma pessoa com poli traumatismo, infarto e acidente vascular cerebral terá maiores condições de sobrevida, “o paciente será atendido a tempo por uma equipe médica que irá possibilitá-lo sobreviver. A implantação do SAMU na região pode ser a diferença entre a vida e a morte”, reforçou o secretário.

Créditos: Priscila Fujiwara

Os municípios polos da região que irão atender à média complexidade serão Araguari, Ituiutaba, Patrocínio e Monte Carmelo. Sem o SAMU, o usuário ia diretamente ao Hospital de Clínicas em Uberlândia, por desconhecer muitas vezes que um hospital em sua cidade tem condições adequadas para o atendimento, explicou a Superintendente Regional de Saúde de Uberlândia, Rosângela Paniago, “O SAMU irá ordenar e qualificar o fluxo. A Central de Regulação irá identificar qual é a unidade de saúde mais próxima e preparada para o atendimento. Além da equipe médica que acompanha as ambulâncias já darem início ao atendimento para estabilizar eventuais situações críticas”, explicou. “O papel do Estado para a implantação do SAMU foi todo cumprido, não temos mais nenhuma pendência para que o serviço seja iniciado”.

Para a implantação do SAMU192 na região do Triângulo Norte, o Governo de Minas investiu R$ 6 milhões para a aquisição de equipamentos, materiais de consumo, serviços de terceiros e veículos e R$ 3,8 milhões para a aquisição de 31 ambulâncias. O investimento inicial previsto para o custeio mensal do SAMU 192 será de R$ 1.620.310,52. Após a habilitação e publicação de Portaria do Ministério da Saúde a contrapartida do Estado será de R$ 1.199.960,52 que corresponderá a 66,63% do custeio e a do Ministério da Saúde de R$ 420.350,00 que corresponde a 23,34% do recurso financeiro.

Números do SAMU192

• 26 Municípios atendidos pelo SAMU: Araguari, Cascalho Rico, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Nova Ponte, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Estrela do Sul, Romaria, Iraí de Minas, Ituiutaba, Campina Verde, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina.
  • População atendida: 612.317 habitantes
  • Será 7º SAMU Regional implantado em Minas Gerais.
  • 1 Central de Regulação das Urgências.
  • 1 Ponto de Apoio à Central de Regulação.
  • 22 Bases Descentralizadas.
  • 26 Unidades de Suporte Básico (USBs).
  • 5 Unidades de Suporte Avançado (USAs).

Prestadores de Serviços da Rede de Urgência e Emergência:

• 01 Hospital de Alta Complexidade (HC-UFU).
  • 19 Hospitais/Santa Casa (Média Complexidade).
  • 01 UPA 24 horas.
  • 17 Unidades de Saúde (Pronto Socorro, Centro de Saúde e Pronto Atendimento).
  • 12 unidades de Saúde Mental.
  • 134 Unidades Básicas de Saúde.

Por Priscila Fujiwara