Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) através da mobilização dos municípios e de profissionais, além do repasse de materiais didáticos, dia 25 de junho a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – (ESP-MG) iniciará a implementação do primeiro curso de qualificação dos primeiros 310 agentes comunitários de saúde que atuam em 15 municípios do Norte de Minas.

Nesta quarta-feira, 20, a ESP realizou em Montes Claros encontro com enfermeiros que vão atuar como docentes do curso. Na oportunidade as professoras da ESP, Danielle Silveira e Juliana Mesquita repassaram orientações sobre os trabalhos que os docentes executarão com os agentes comunitários de saúde entre junho e outubro deste ano.

Créditos: Pedro Ricardo

Na primeira etapa de realização do curso participarão agentes comunitários de saúde que atuam nos municípios de Botumirim, Gameleiras, Itacambira, Mamonas, Matias Cardoso, Ninheira, Pai Pedro, Patis, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João da Lagoa, Serranópolis de Minas, Urucuia, Glaucilândia e Lagoa dos Patos.

Multidisciplinar

“A qualificação dos agentes comunitários vai possibilitar o fortalecimento das equipes de atenção primária dos municípios pois, por meio de atuação conjunta com profissionais de outras áreas os serviços de saúde terão condições de solucionar as demandas da população no próprio território onde atuam, gerando com isso riqueza de saberes”, ressaltou Danielle Silveira.

A professora entende que os agentes comunitários de saúde tem importante trabalho a implementar junto com as equipes de atenção primária à saúde e, por isso, o curso de qualificação privilegia a relação ensino-trabalho, teoria e prática.

Nesse contexto, explicou Danielle Silveira, o curso terá 200 horas aulas presenciais e, em outro período de 200 horas, os agentes comunitários vão desenvolver ações nos territórios onde atuam, colocando em prática as teorias recebidas em sala de aula, além de refletir e agir na busca de soluções para os problemas encontrados dentro da própria prática profissional.

Desta forma, o curso de qualificação ministrado pela ESP “objetiva preparar os agentes comunitários de saúde para atuarem junto às equipes multiprofissionais como profissional ético, reflexivo e crítico, transformador da realidade, desenvolvendo ações de integração social, promoção da saúde e prevenção de agravos nas famílias e na comunidade por meio de um processo educativo”.

A referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Montes Claros, Denise Silveira reforça que “a atuação conjunta da Escola de Saúde Pública e da SES-MG junto com os municípios proporcionará importantes avanços e o fortalecimento das equipes de atenção primária do Norte de Minas, tanto com ações de prevenção e promoção da saúde”.

Por Pedro Ricardo