A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está lançando um jogo educativo para incentivar crianças a praticarem atividade física. Funcionando como uma atividade lúdica, cerca de 57 mil unidades do jogo estão sendo distribuídas para 5.711 escolas que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e também para as escolas estaduais indígenas do Estado, para serem utilizados com as crianças do ensino fundamental.

O jogo funcionará como uma trilha na qual os participantes vão avançando e cumprindo as atividades propostas, compostas por brincadeiras que estimulam a prática de atividade física. As atividades realizadas por meio de brincadeiras e jogos contribuem para a queima de calorias, para a saúde e desenvolvimento das crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento saudável de músculos e ossos e favorecendo o aumento de força, resistência e equilíbrio, a socialização e a competitividade saudável.

Além disso, o ato de brincar contribuirá para o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio lógico e do pensamento, na socialização e no aumento da autoestima das crianças. Clique aqui e confira mais informações do jogo.

A referência técnica da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG, Carolina Guimarães Marra Nascimento, explica que um dos objetivos da distribuição dos jogos é valorizar e resgatar as danças, jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura e tradição de Minas Gerais.

“A elaboração do jogo tem como objetivo fazer com que as crianças se movimentem enquanto estiverem jogando, estimulando a adoção de hábitos saudáveis no cotidiano, de forma lúdica e prazerosa, além de resgatar jogos e brincadeiras que fazem parte da cultura e tradição de nosso Estado”, explica.

Incentivo à atividade física

A prática regular de atividade física é considerada como fator de proteção à saúde, sendo que de acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), o nível recomendado para adultos e idosos de atividade física é a realização atividades aeróbicas de intensidade moderada por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana ou atividades intensas (vigorosas) por, no mínimo 20 minutos, três vezes por semana.

Recomenda-se, ainda, a combinação entre atividades de intensidades moderadas e vigorosas. Para crianças e adolescentes é recomendada a realização de atividade física de intensidade moderada ou intensa por no mínimo, 60 minutos, no mínimo cinco dias por semana, se possível em todos os dias.

 

 

Por Jéssica Gomes

Enviar para impressão