De 14 a 17 de junho, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) participa do Congresso Internacional de Arbovírus em Tallinn, capital da Estônia. O pesquisador Felipe Iani, referência técnica do Laboratório de Biologia Molecular (DIOM/DECD/SVR), representará a Fundação, o projeto ZIBRA II (CNPq) e a Zikalliance, fazendo duas apresentações orais no dia 15, sexta-feira: a primeira sobre zika e chikungunya, e a segunda sobre o surto de febre amarela no Brasil. Todas as despesas do pesquisador foram custadas pelo projeto.

arbovirus editada

O evento é organizado pelo The Center of Geographic Medicine and Tropical Diseases Sheba Medical Center, Israel. A conferência sobre zika incluirá todas as infecções relacionadas ao Aedes, além do zika, visto que as infecções relacionadas ao mosquito tornaram-se uma preocupação e ainda são uma ameaça global. “A Funed está participando de projetos de excelência no mundo em parceria com as maiores instituições de pesquisa internacionais, como as universidades de Oxford, Havard e o Instituto Pasteur, além das nacionais como Ficoruz, UFMG, entre outras. Participar de eventos como esse coloca a Funed em evidência positivamente como um centro de referência em pesquisa de arbovírus”, afirma Felipe.

Recentemente, as infecções autóctones relacionadas ao Aedes têm sido cada vez mais relatadas. Além disso, o vírus Zika ainda circula pelo mundo e continua a representar um desafio científico com inúmeros aspectos não respondidos. A doença tem um enorme impacto para as mães, famílias, mulheres grávidas e viajantes. Apesar de muitos trabalhos publicados, ainda existem diversas lacunas, embora novas informações continuem surgindo.

Participação da Funed: Vigilância genômica

Felipe Iani falará sobre Vigilância genômica da transmissão dos vírus Zika e Chikungunya no norte do Brasil. O vírus Zika (ZIKV) e o vírus Chikungunya (CHIKV) têm causado epidemias sem precedentes. A região norte do Brasil registrou mais de 25 mil casos suspeitos de CHIKV desde 2014 e, entre 2016 e 2017, mais de 2.327 do ZIKV. Para obter informações sobre o momento, a origem e a(s) rota(s) provável(is) da introdução desses vírus, o projeto ZIBRA II está realizando o sequenciamento completo do genoma do ZIKV e CHIKV de pacientes infectados, como parte da estrutura do projeto ZiBRA (http: //www.zibraproject.org).

Monitoramento Genômico e Epidemiológico: Febre amarela

A epidemia de febre amarela, que começou em dezembro de 2016 no Brasil, é a maior em décadas, com 421 casos fatais em humanos e vários milhares em primatas não humanos (NHP). O vírus da febre amarela (YFV) é transmitido para humanos por mosquitos infectados e mantido em NHP. Compreender as características da transmissão do YFV, particularmente o papel da transmissão silvestre versus transmissão doméstica, é fundamental para orientar os esforços de saúde pública.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Por Vivian Teixeira (ASCOM Funed)