O serviço de urgência psiquiátrica atende adultos que sofreram uma alteração no pensamento (delírio) ou alteração nas ações (atos agressivos), situações que precisam de atendimento rápido, pois está associada aos casos de risco de vida. São casos de pessoas que ficam irritadiças sem ter um motivo aparente e começam a agredir a elas mesmas ou às pessoas que estão a sua volta.
Este serviço atende também pacientes em situação de alteração nas condições mentais, decorrente do uso de drogas. Atende também pessoas que sofreram traumas no crânio e que necessitam de acompanhamento psiquiátrico em decorrência das sequelas.
Para o atendimento de urgência, deve-se encaminhar o paciente para as unidades listadas abaixo ou chamar o resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192).
As principais situações de emergência psiquiátrica são:
O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) somente atende pacientes psiquiátricos adultos referenciados pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) municipal, que são recebidos em regime de internação na unidade.