Instrumento de planejamento e gestão que na área da saúde objetiva direcionar a descentralização com vistas à promoção de maior e mais adequada acessibilidade dos usuários considerados os princípios da integralidade, equidade e economia de escala. O propósito de um Plano Diretor de Regionalização (PDR) da saúde é constituir um dos pilares para estruturação e descentralização dos sistemas de co-gestão e organização dos serviços de saúde em redes, tendo em vista possibilitar o direcionamento equitativo da implementação das políticas públicas. O PDR é, portanto, um instrumento de planejamento em saúde ao estabelecer uma base territorial e populacional para cálculo das necessidades, da priorização para alocação dos recursos, da descentralização programática e gerencial.

  • Clique aqui para fazer o download do livro "Plano Diretor de Regionalização"
  • Clique aqui para fazer o download da Síntese do Histórico da elaboração, revisão e ajustes do PDR-SUS-MG.

A Resolubilidade na Gestão

A utilização da resolubilidade como um dos indicadores de resultado regional possibilita análise de cada região no todo, em particular, e associada à sua localização e condições socioeconômicas. Os resultados apresentados cartograficamente permitem uma visualização instantânea e comparativa da situação entre as diferentes regiões, por período e série histórica, o que indica a evolução positiva ou negativa.

A Resolubilidade na Assistência Hospitalar

Os estudos aqui apresentados referem-se ao atendimento dos residentes realizado no próprio estado. Referem-se ainda à demanda atendida apenas pelo SUS/MG e dizem respeito ao atendimento da demanda, não da necessidade da atenção hospitalar.

Comparativo Histórico da Resolubilidade

Resolubilidade 2010

Resolubilidade 2011

Resolubilidade 2012

Resolubilidade 2013

Resolubilidade 2014

Resolubilidade 2015

Carteira de Serviços do SUS/MG

Perfil Hospitalar

A função das Unidades de Referência por Região do PDR/SUS/MG:

Adscrição

Adscrição dos municípios de Minas Gerais aos respectivos territórios assistenciais definidos pelo Plano Diretor de Regionalização: microrregiões e macrorregiões

Relação de municípios com gestão municipal

Apresentação Cartográfica

Mais informações:

Diretoria de Estudos e Análises Assistenciais
Superintendência de Monitoramento, Avaliação e Controle dos Serviços de Saúde

E-mail: deaa.regionalizacao@saude.mg.gov.br
Telefone: (31) 3916-0644