A Regional de Saúde de Manhumirim, por meio da Coordenação de Epidemiologia, iniciou orientações para que os municípios façam uma força-tarefa, alertando a população sobre os riscos da Febre Maculosa. A orientação acontece após a confirmação de um óbito por decorrência da doença no município de Faria Lemos e dois casos em investigação, sendo um em Faria Lemos e outro no município de Espera Feliz.

Raquel Portugal | Fiocruz Imagens

A Regional de Saúde também mobilizou as Secretarias Municipais de Saúde para que orientem as equipes de atendimento nas Unidades de Saúde e nos hospitais, onde ocorreram as notificações, para uma atenção redobrada em casos suspeitos. Esse olhar pode levar a um diagnóstico mais rápido e eficiente, evitando complicações do quadro clínico do paciente. “Estamos passando essas recomendações para que os gestores municipais possam iniciar de imediato um trabalho preventivo e ao mesmo tempo deixar as equipes de saúde orientadas quanto aos sintomas e procedimentos nas unidades de saúde e hospitais. Estamos tendo esse cuidado devido aos casos recentes notificados em municípios da nossa regional. Para o controle, é preciso que a população tome certas iniciativas como limpeza de terrenos baldios e também o tratamento e cuidado especial aos animais que adentram as matas e depois voltam para os domicílios na zona urbana”, alertou o gerente Regional de Saúde, Juliano Estanislau Lacerda.

O coordenador de epidemiologia da Regional de Saúde, Ernesto Grillo, explicou que a Febre Maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é transmitida pelo carrapato estrela e trata-se de uma infecção causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii. “Fizemos contato as secretarias de Saúde de todos os municípios que fazem limite a Faria Lemos e alertamos para que notifiquem os casos suspeitos”, detalhou.

Cuidados

A prevenção da Febre Maculosa para a população pode ser feita da seguinte forma:

  • Utilizar calças, camisas de cor clara e manga comprida e sapatos, especialmente quando é necessário estar em locais com grama ou vegetação alta;
  • Usar repelentes de insetos, renovando a cada 2 horas ou conforme a necessidade;
  • Limpar os arbustos e manter o jardim sem folhas no gramado;
  • Verificar todos os dias a presença de carrapatos no corpo ou nos animais domésticos;
  • Manter os animais domésticos, como cães e gatos, desinfectados contra pulgas e carrapatos.

No caso de se identificar um carrapato na pele, é recomendado retirá-lo imediatamente com pinça. Quando surgirem os sintomas como febre acima de 39°C , calafrios de início súbito, dor de cabeça intensa, diarreia e dor abdominal, é importante relatar ao profissional de saúde (auxiliar enfermagem, enfermeiro ou médico), que foi picado por carrapatos. Essa informação pode facilitar o rápido diagnóstico para a doença, inclusive a utilização da medicação apropriada enquanto aguarda-se o resultado do exame.

Por Antônio Rodrigues