O Núcleo de Redes da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, em parceria com o serviço de Ostomia do Hospital Bom Samaritano da cidade, realizou nessa quarta-feira (17/04), a primeira oficina de Ostomia, no município de Itambacurí. O evento teve como objetivo capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem para o trato adequado com o paciente ostomizado.

Crédito: Déborah Ramos Goecking

De acordo com a referência técnica da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Luciana Handeri, a oficina foi muito importante, pois busca “levar o máximo de informações para os profissionais da saúde que lidam diretamente com esse paciente em sua região”, afirma.

O evento contou com a participação da estomoterapeuta, Simone Lorenzt, que falou sobre o estoma e fez um momento de prática com uma pessoa ostomizada, repassando os cuidados necessários com esse paciente e com seu equipamento (bolsa de ileostomia, colostomia, Urostomia entre outros).

Segundo a estomoterapeuta, o paciente ostomizado recebe os dispositivos mensais fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é atendido em cidades pólo. Porém, existem situações em que o paciente não consegue se deslocar até a cidade pólo, e precisa ser atendido adequadamente pelo profissional de saúde do seu município. “Por isso a importância desse profissional estar devidamente capacitado para atender à necessidade desse paciente”, declara Simone.

Ostomia

É um procedimento cirúrgico realizado quando é preciso construir um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes. Normalmente, é realizado depois de condições traumáticas ou patológicas (como por exemplo: perfurações acidentais no abdômen, doenças no intestino, no reto e na bexiga), que podem gerar necessidade de uma ostomia para a manutenção da vida. É também conhecida como estomia de eliminação, podendo ser reversível ou não.

 

Por Déborah Ramos Goecking