A Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu, com a participação dos gestores municipais dos 37 municípios que a integram, a 2ª Reunião Conjunta da Comissões Intergestores Regionais (CIR), na manhã desta quinta-feira (14/03). Participaram ainda técnicos da Saúde Estadual e da esfera municipal e apoiadora do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS Regional), Heloísa Sanguim.

14.03.19 - CIR

A reunião foi conduzida pela coordenadora da CIR e superintendente da Regional de Saúde, Joana D’arc Zanelli, pelo presidente COSEMS, Lúcio Alvim e a secretária executiva da CIR, Rosimeire Consolação de Oliveira Souza.

Dentro da extensa pauta, foram discutidos os seguintes assuntos: cenário dos instrumentos de Gestão; apresentação e pendências destes instrumentos; o cronograma Programa de Pactuação Integrada (PPI) para o 1° semestre; a estratégia de ampliação de acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos por meio da Portaria n° 195 de 06 de fevereiro de 2019; o resultado da análise da Comissão Temática CIR da Atenção Básica e Especializada dos recursos interpostos no Sistema de Gerenciamento de Resoluções Estaduais de Saúde (SiGRES) pelo municípios de Juiz de Fora, Chácara e Goianá; o informe sobre as novas Resoluções referentes aos componentes da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e a apresentação sobre a Semana Estadual do combate à violência obstétrica.

Segundo Rosimeire Consolação de Oliveira Souza, “a reunião foi produtiva, com bastante participação entre os gestores das referidas regiões de Saúde, possibilitando mais informações e transparência sobre as políticas de saúde. O encontro foi conduzido de forma esclarecedora e objetiva, sugerindo que o bom desempenho do município depende de organização e planejamento”, comentou.

Por Adriana Mendes