Pelo sétimo ano consecutivo, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV) recebeu o Certificado de Excelência em Bancos de Leite – Padrão Ouro. O reconhecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi oficializado durante congresso virtual da instituição, transmitido para todo o Brasil.

Para a coordenadora do BLH/MOV, Maria Hercília Barbosa, a certificação representa que todos os processos e registros na unidade ocorrem dentro de rigorosos padrões de controle. "Isso demonstra a qualidade do serviço prestado nos atendimentos às mães e na distribuição do leite humano com qualidade certificada. A equipe do Banco de Leite se empenha para que o produto distribuído para recém-nascidos prematuros seja do mais alto nível de excelência”, afirma.

Crédito: Fhemig / Acervo.

O Banco de Leite Humano da MOV atende, diariamente, mães internas e externas. Além disso, realiza uma série de ações:

- curso para casal grávido aberto à comunidade;
- encontros de grupos de mães de bebês prematuros que estão internados nas unidades neonatais da MOV;
- oficinas lúdicas;
- capacitações em manejo clínico do aleitamento materno;
- processamento e controle de qualidade do leite humano;
- assessoria técnica aos bancos de leite do estado;
- captação de doadoras;
- coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano pasteurizado;
- atendimento pediátrico, psicológico e nutricional para as mães que necessitem.

Sobre a maternidade

A Maternidade Odete Valadares (MOV) é uma unidade da rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). O endereço é a Avenida do Contoro, 9.494, no bairro Prado, em Belo Horizonte.Sua missão é prestar assistência integral à saúde da mulher e ao neonato, também funcionando como Hospital Escola, oferecendo oportunidades de capacitação e aprimoramento para profissionais da área de saúde.

  • Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela MOV neste link.

 

Por Fhemig / ASCOM