Cerca de 130 profissionais técnicos e contadores das 28 regionais de saúde do Estado, além dos profissionais dos municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, participaram ontem, 14/06, e hoje, 15/06, de uma oficina de alinhamento com foco no preenchimento do Sistema de Informações em Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).

O evento foi realizado na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e contou com a presença da Superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Maria da Ajuda Luiz dos Santos. A Coordenadora do Núcleo Estadual do SIOPS, Cássia Maria Gonçalves França, explicou como é o funcionamento do Sistema. “O SIOPS é um sistema declaratório onde estado e municípios demonstram os dados de seus recursos em saúde, apresentando assim seus gastos”. Segundo a coordenadora a partir de 2018 o preenchimento do SIOPS passou a ser bimestral.

Créditos: Alessandra Maximiano

Cássia também reforçou que o gestor estadual e os gestores dos municípios tem por obrigação acompanhar os seus gastos com saúde e em que esta sendo investido o dinheiro, como por exemplo na compra de medicamentos, assistência ou materiais.

O SIOPS foi criado pelo Ministério da Saúde e outros municípios como Alfenas, Passos, São João Del Rei e Governador Valadares já receberam orientações do Estado sobre sua utilização. Mais informações estão disponíveis em: http://portalms.saude.gov.br/repasses-financeiros/siops

Por Alessandra Maximiano