Nesta sexta-feira (19/01), foi dia de alinhar os fluxos de trabalho das diversas equipes envolvidas com a questão do enfrentamento, controle e prevenção da Febre Amarela em Minas Gerais. A reunião, que ocorreu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com a participação de profissionais das áreas de Vigilância Epidemiológica, Regulação e Assistência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com representantes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fundação Hemominas, Fundação Ezequiel Dias (Funed), Regional de Saúde de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O chefe de gabinete da SES-MG, Lisandro Carvalho de Almeida Lima, também participou do encontro e aproveitou a ocasião para parabenizar o trabalho executado pelas equipes no controle da doença. “Apesar de estarmos vivendo um período com aumento no número de casos e óbitos por febre amarela, a situação não se compara com o cenário vivenciado no período anterior”, reforçou. Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens.

 MFE1409

O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said, após apresentar o atual cenário da doença no estado, intermediou um debate entre os participantes, com o intuito de alinhar as informações sobre como tem sido o trabalho da vigilância laboratorial, sobre o fluxo assistencial para atendimento aos pacientes com suspeita de febre amarela, inclusive com a possibilidade de abertura de novos leitos.

Veja também no "Blog da Saúde MG":
- BH e Nova Lima intensificam vacinação contra a Febre Amarela neste sábado (20/01)

“Temos tido respostas muito positivas frente à situação vivenciada atualmente no estado. Uma delas é referente à alta taxa de confirmação dos exames, o que mostra uma melhor qualidade das amostras enviadas para processamento. Outro ponto positivo é que, mesmo com a alta letalidade inerente à doença, o Hospital Eduardo de Menezes, referência para febre amarela na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vem conseguindo reduzir a letalidade dos pacientes internados no CTI de 70%, em 2017, para cerca de 40%, atualmente”, enfatizou o subsecretário.

Na ocasião, foi feita, ainda, uma atualização dos dados de vacinação no estado. As regiões Sul e Central ainda apresentam uma baixa cobertura e, ao todo, 259 municípios estão em intensificação da vacinação. Neste fim de semana, vários municípios abrirão os centros de saúde para vacinação. Confira aqui a listagem completa. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, Minas Gerais adota a dose única da vacina contra a febre amarela. Portanto, quem tomou uma dose da vacina da febre amarela em qualquer fase da vida já está imunizado e não precisa do reforço.

 

Por Ana Paula Brum