Nesta segunda-feira (06/11) foi realizada na Regional de Saúde de Barbacena, uma reunião para implantar o Comitê de Regulação da Região Ampliada Centro-Sul. O comitê é uma das estratégias previstas na Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.236 de 2015, que estabelece os procedimentos para a regulação e a ampliação das ações e serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais.

Crédito: Priscila Rezende

Segundo a Coordenadora da Área Temática de Regulação da SRS Barbacena, Angela Goulart, a reunião teve como objetivo articular os gestores estaduais e municipais e os profissionais envolvidos no processo regulatório.

“Os Comitês de Regulação da Região Ampliada de Saúde devem abranger a região ampliada e constituir-se como espaço de democratização da gestão. Devem fazer a discussão e a elaboração de proposições sobre a organização, a operação e validação dos fluxos regulatórios pactuados”, disse.

Após essa etapa de implantação, o Comitê Regional de Regulação deverá atuar no sentido de processar as informações sobre os problemas identificados e subsidiar a tomada de decisão dos gestores e instâncias de decisão do SUS. Outra função prevista do comitê é o monitoramento de informações sobre a implementação dos fluxos regulatórios pactuados entre os diversos pontos de atenção.

“Isso significa monitorar a regulação da oferta do conjunto de unidades ambulatoriais especializadas e de internação, propondo a otimização dos recursos, alinhando fluxos e fortalecendo a regulação”, explicou Angela.

 

Por Priscila Rezende