O Implante Coclear (IC) é um dispositivo eletrônico de alta complexidade tecnológica, utilizado para restauração da função auditiva nas pessoas com deficiência auditiva severa a profunda que não se beneficiam com o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (Aparelho Auditivo).

Possui um componente externo para captação dos estímulos e um componente interno, implantado cirurgicamente, responsável pela estimulação das vias neurais do sistema auditivo. 

Não são todas as pessoas com deficiência auditiva que se beneficiam pelo implante coclear. A identificação dos candidatos é realizada pela equipe multiprofissional dos Centros de Reabilitação Auditiva ou Centros Especializados em Reabilitação com modalidade de saúde auditiva, de acordo com critérios de indicação estabelecidos por Diretrizes do Ministério da Saúde.

Em Minas Gerais são quatro Serviços de Implante Coclear habilitados:

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Governadora Valadares

O acesso a estes serviços ocorre pelo fluxo da saúde auditiva, por meio de encaminhamento dos Centros de Reabilitação Auditiva  ou Centros Especializados em Reabilitação com modalidade de saúde auditiva de acordo com avaliação multiprofissional e identificação dos critérios.

Procure a secretaria de saúde de seu município para ter acesso aos serviços de reabilitação auditiva.