A Regional de Saúde de Varginha reuniu, nesta quarta-feira (25), referências técnicas de Saúde Mental, médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais dos municípios jurisdicionados à Regional para a realização de duas atividades: a 5ª Reunião do Colegiado Regional de Saúde Mental e a Oficina sobre a Construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS).

Um dos temas tratados durante a Reunião do Colegiado foi a Construção do Regime Interno, da Resolução 5259 de 27 de abril de 2016, que aprova a constituição dos colegiados gestores Estaduais e Regionais de Saúde Mental em Minas Gerais.

Créditos: Ascom/ Regional de Saúde de Varginha

Já a Oficina, que teve como foco o PTS, foi ministrada por Vânia Regina Bressan, enfermeira em Saúde Mental e Doutora em Ciências. O PTS é o conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um determinado sujeito individual ou coletivo, resultantes de uma discussão coletiva da equipe interdisciplinar e deve ser inserido tanto na Unidade Básica quanto no CAPS, tendo como objetivo atender o usuário, o cuidador e, principalmente, a família, conforme explica Vânia Regina. “Quanto maior for a cumplicidade entre as equipes e as famílias, melhor serão os resultados obtidos”, afirmou ela.

Durante todo o debate os presentes relataram a forma com que trabalham junto às famílias dos pacientes e mostraram as principais dificuldades na implantação do Projeto. Para conclusão, foram feitos grupos para estudos de casos de pacientes e elaboração do PTS por município.

Por Mariana Ribeiro / Tânia Corrêa - Ascom SRS Varginha

Enviar para impressão