A Regional de Saúde de Divinópolis realizou nesta quinta-feira, 19 de outubro, a 9ª Reunião do Colegiado Regional de Saúde Mental (instituído pela Resolução 5259/2016). As referências municipais de Saúde Mental da Região Ampliada Oeste participaram do encontro juntamente com a presença da gestora de Córrego Fundo, Keli Cristina da Silva e representantes do Núcleo de Vigilância em Saúde,Josefina Gonçalves, Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Cecília Godoi, e coordenado pela Referência Técnica em Saúde Mental da Regional de Divinópolis, Maria de Lourdes Chaves.

Na parte da manhã, após a leitura da ata da reunião de agosto, houve apresentação da experiência exitosa do município de Santo Antônio do Monte feita pela coordenadora Márcia Oliveira Santos e Castro. Na ocasião, foram abordados os processos de trabalho do CAPS e vídeos das Oficinas Terapêuticas como um curta com roteiro e elenco formados pelos pacientes sob a direção do Washington Morais Costa, psicólogo do CAPS, mostras das oficinas de pintura, passeios com os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial I – CAPS Vida.

Créditos: Willian Pacheco

No período da tarde, os técnicos puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Regional de Divinópolis. A psicóloga, Patrícia Diniz Curto, apresentou o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) quando foram abordadas as questões de vulnerabilidade, proteção social e tem como diretrizes a igualdade, equidade e integralidade aos serviços; abordou a Proteção Social Básica que é composta por serviços, programas e projetos, que objetivam a prevenção a situações de vulnerabilidades e riscos sociais, através do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e do desenvolvimento de potencialidades e aquisições dos usuários e suas famílias, CRAS e sobre a Proteção Social Especial, CREAS.

“Estes encontros são muito importantes porque são compartilhados conhecimentos, relatadas e discutidas as dificuldades dos serviços e dos municípios e elaboradas diretrizes para a efetiva implantação da RAPS na nossa região”, disse a referência Técnica de Saúde Mental da Regional de Saúde de Divinópolis, Maria de Lourdes Chaves.

Por Willian Pacheco