Nesta tarde de sexta-feira, 20 de outubro, o céu da Praça Sete ficou mais colorido e as pessoas que circulavam pelo local foram surpreendidas e convidadas a cuidar da saúde. Uma chuva de pétalas de rosas marcou mais um Outubro Rosa, em Belo Horizonte.

Ao meio dia, pétalas de rosas foram lançadas do alto do antigo edifício Bemge, sede da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH). A ação faz referência ao Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo sensibilizar às pessoas, principalmente as mulheres, sobre os cuidados com a saúde.

Chuva de pétalas de rosas encantou as pessoas que passaram no local. Créditos: Marcus Ferreira

Admiradas e surpresas com o momento, transitando pela Praça Sete, muitas pessoas também pararam para observar. Pela segunda vez, Flávia Lima, que trabalha no centro da cidade, compareceu pontualmente para assistir a chuva. “O ano passado eu estava aqui e desde então pretendo assistir todos os anos. Acho a ação muito legal”, afirmou.

As amigas Michele Pevdor, Mayara Cristina e Ryllary Valentim compareceram à Praça especialmente para assistir ao momento. As três souberam da ação por meio de um site. “Nós apoiamos o outubro rosa e adoramos a iniciativa da chuva de pétalas de rosas. Combinamos e viemos aqui assistir e ficamos encantadas”, falou Michele.

A Chuva colorida é formada por rosas doadas pelas Floriculturas Holambelo e Minas Flor, parceiras da campanha. Outros parceiros também são envolvidos como o Corpo de Bombeiros que é informado sobre o evento, a BHtrans, responsável pela organização do trânsito e pela SLU, que após o evento realiza a limpeza. Materiais informativos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e flores também foram distribuídas para as pessoas que assistiam o momento.

Créditos: Marcus Ferreira

A funcionária da SRS-BH e idealizadora da Chuva de Pétalas de Rosas, Cristiane Reis, também quis deixar um recado para todas as mulheres que por meio da chuva de pétalas de rosas foram lembradas sobre os cuidados com a saúde. “Para mim este ano de 2017 foi um ano muito especial. Em junho passei por uma cirurgia de miomectomia (retirada de miomas no útero). Sempre fiz o acompanhamento dos miomas, mas em um ano o crescimento foi muito rápido e causou vários problemas. Mas em razão do cuidado e da atenção que sempre tenho com minha saúde e a Deus, agora estou recuperando bem e com o útero conservado. É essencial que todas as mulheres façam acompanhamento médico e estejam atentas aos cuidados com a preservação da saúde. Foi tudo isso que salvou minha vida. Estejam todas atentas também”, completou.

Confira aqui a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/saudemg/

Por Alessandra Maximiano