O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou ontem (16/10), no auditório Otton Fava (Unileste-MG), a oficina para elaboração da proposta da Carteira Municipal de Serviços da Atenção Primária à Saúde. O evento foi direcionado para coordenadores, gestores e referências técnicas da Atenção Básica dos 35 municípios do território Vale do Aço, com o objetivo de alinhar e orientar a elaboração da Carteira de Serviços da Atenção Primária.

Crédito: Flávio Samuel

Segundo Eduardo Morais, que atuou como facilitador na oficina e é referência técnica do NAPRIS da Regional de Coronel Fabriciano, a carteira de serviços é a referência que deverá ser utilizada nos serviços de Atenção Primária nos municípios, visando à organização e à oferta das ações de saúde aos usuários. “A carteira funciona como um guia facilitador, seja para o planejamento ou organização dos processos de trabalho, seja para fortalecer as ações e serviços de saúde na Atenção Primária, impactando de forma positiva na saúde da população”, esclareceu Eduardo.

Também referência técnica da Regional de Coronel Fabriciano, Reinaldo Romeu dos Santos Júnior, que também atuou como facilitador na oficina, informou que a Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde já está presente na nova política de Atenção Básica e na Resolução SES-MG nº 5.816 de 19 de julho de 2017. “É muito importante que os nossos municípios realizem seus diagnósticos situacionais e adequem sua carteira municipal às necessidades locais, de acordo com suas particularidades e especificidades, com o objetivo de desenvolver ações de saúde no âmbito da Atenção Primária”, salientou Reinaldo.

De acordo com a referência técnica do NAPRIS da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Vitória Augusta Teles Netto Pires, até 31 de outubro de 2017 os municípios apresentarão à Regional a proposta inicial da carteira de serviços. Já a proposta final, que também deverá ser submetida à avaliação e aprovação por parte dos conselhos municipais de saúde, deverá ser definida pelos municípios até 29 de dezembro de 2017. “Nos municípios, os trabalhos para definição da carteira de serviços serão conduzidos por grupos formados pelo gestor de saúde, pelo coordenador municipal de Atenção Primária e por profissionais que integram as equipes de Atenção Primária à Saúde”, explicou Vitória.

O evento contou com a colaboração do corpo técnico do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) como facilitadores nas oficinas.

Por Flávio Samuel