A Regional de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, realizou nesta quarta-feira (11/10), uma reunião técnica com representantes dos municípios da região com o objetivo de repassar orientações e esclarecer dúvidas em relação à Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde. A partir desse encontro, os municípios poderão elaborar o documento em seu território.

Crédito: Adriana Mendes

A abertura da reunião foi realizada pelo superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Oleg Abramov, e entre os temas abordados estavam: o que é documento, como elaborá-lo, apresentação da Carteira Estadual de Serviços da Atenção Primária à Saúde e do instrutivo para elaboração da proposta de Carteira Municipal de Serviços da Atenção Primária à Saúde.

Para a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Thaís Soranço, a elaboração das carteiras municipais é uma estratégia importante para a gestão dos serviços de saúde, uma vez que nela são registradas todas as ações e serviços realizados na Atenção Primária.

Como uma das etapas da elaboração da carteira, está a construção de um diagnóstico situacional. O município tem a possibilidade de avaliar as necessidades de saúde da população, bem como a organização da assistência para o atendimento dessas necessidades. "Dessa forma, é possível fazermos a avaliação do serviço e, assim, planejarmos as ações buscando o atendimento das demandas dos usuários. Como esse instrumento deve estar em constante atualização, possibilitará à gestão municipal a qualificação do serviço e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde”, reforçou a coordenadora.

Por Adriana Mendes