A Regional de Saúde de Uberaba realizou na última terça-feira, 10/10, uma capacitação sobre a nova ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada, saúde mental e identidade de gênero. Estiveram presentes profissionais de saúde da atenção primária, especializada e de hospitais, e também de conselhos tutelares, assistência social e polícia civil.

Crédito: Sara Braga

Edinel Ávila, Referência Técnica de Violências e Responsável da regional de saúde pela capacitação, lembra que “notificar violências não é uma obrigação apenas dos profissionais de saúde, mas também da educação e assistência social. Por isso nos empenhamos em trazer aqui todas as áreas que fazem atendimento, direta ou indiretamente, às vítimas de violência e tivemos êxito nisso. Estamos muito satisfeitos”, afirmou.

Sério Henrique Marçal, Diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba (SMS-URA), falou sobre a importância da prevenção ao suicídio, na detecção de sinais e sintomas que predispõem à tentativa, o cuidado para impedir sua evolução e ainda, do acompanhamento dos casos já notificados como tentativa, através da rede especializada, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Para Marçal, “essa prevenção primária de sinais e sintomas deve ser feita, prioritariamente, pela atenção básica, por isso, estamos criando um protocolo de acompanhamento e encaminhamentos, dentro do município de Uberaba. É importante que todos os municípios saibam que é necessário tratar os dados notificados, retirar essas fichas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), analisar e fazer o devido acompanhamento”, concluiu.

A conselheira tutelar de Uberaba, Elci Maria de Jesus Nunes, falou sobre o papel do conselho tutelar e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Amanda Menezes de Almeida, da SMS-URA, sobre suicídio e Bruna Afonso Gibim, da Diretoria de Atenção Psicossocial de Uberaba, sobre identidade de gênero. As demais microrregiões da SRS Uberaba, Araxá e Frutal/Iturama, já foram capacitadas.

Por Sara Braga

Enviar para impressão