A Gerência Regional de Saúde de Ubá promoveu na última segunda-feira, 09/10, uma reunião para promover o alinhamento de diretrizes na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança: Infecções Congênitas e Investigações de Óbito. Este encontro foi um desdobramento de uma reunião anterior do Comitê Regional de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, onde foi observada a necessidade de discutir sobre aumento de casos de Sífilis Congênita e novas atualizações nos protocolos.

Crédito: Lavínia Luisa de Faria.

Os temas abordados foram: os protocolos e notas técnicas de Zika e Chikungunya, Sífilis Congênita e tratamento; síndrome congênita do vírus zika e alterações sobre notificação no formulário RESP (Registro de Eventos em Saúde Pública), Investigação de Óbito e estruturação dos comitês.

A servidora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), France Araújo Coelho, abordou a importância do pré-natal bem feito e do diagnóstico adequado da sífilis na gestação para possibilitar um tratamento oportuno e do pré-natal do parceiro. “É visível a necessidade de realização do pré-natal do parceiro, tratando-o quando necessário e orientando quanto à utilização de contraceptivos de barreira durante a gestação para evitar a contaminação da gestante neste período”, completa.

O público-prioritário do evento foram os coordenadores da Atenção Primária à Saúde e de Epidemiologia, as referências dos Comitês Hospitalares e membros do Comitê Municipal, preferencialmente e os responsáveis pela investigação de óbito. O evento foi realizado a partir de uma parceria entre diversos setores da GRS-Ubá, com a contribuição dos técnicos Ana Amélia Dias de Souza Pereira (NAPRIS), France Araújo Coelho e Ana Cristina Dias Custódio (NRAS) e Wallan Mcdonald Soares Souza (NUVEAST).

Por Lavínia Luisa de Faria.

Enviar para impressão