A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), realizou nesta terça-feira, (10/10), às 9h, em seu auditório, o curso de capacitação do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde e do Guia de Saúde do Homem para Agente Comunitário de Saúde (ACS) para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde que compõe os Núcleos de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) e de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos 35 municípios do território Vale do Aço.

De acordo com a Enfermeira Vitória Augusta Teles Netto Pires, Referência Técnica em Saúde do Homem da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem, publicou dois guias: o Guia de Pré-Natal do Parceiro para Profissionais da Saúde, com o objetivo de qualificar esses profissionais para realização do Pré-Natal do Parceiro e o Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que qualifica os profissionais da atenção primária à saúde para realizar o acolhimento humanizado dos homens e favorecer o acesso aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Crédito: Flávio R. Samuel

“O Objetivo da capacitação foi apresentar os dois guias aos profissionais que atuam na atenção primária à saúde dos municípios. Começamos com a seguinte reflexão: qual a estratégia está sendo usada para que o homem se envolva mais com os serviços de saúde do SUS? Temos que focar em estratégias, criar meios para alcançar nosso público prioritário”, avaliou Vitória.  

Durante a capacitação foram discutidos os obstáculos e as estratégias para a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) nos municípios. Esta Política é composta pelos eixos: Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Prevenção de Violências e Acidentes, Agravos e Condições Crônicas na População Masculina. “Na verdade esta politica que é voltada para a saúde do homem visa ampliar o acesso às ações e serviços de assistência primária do SUS, mediante a atuação nos aspectos socioculturais, melhorando as condições de saúde deste público prioritário”, ressaltou Mônica Teodoro, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da SRS de Coronel Fabriciano. 

A Coordenadora apontou ainda a questão cultural, onde os homens são avessos a consultas médicas de rotina ou preventivas, e só buscam qualquer tipo de serviço de saúde quando estão correndo algum risco eminente. Segundo Mônica, vários agravos poderiam ser evitados se os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária.

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem 


Instituída pela Portaria nº 1.944 /2009, a política visa promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade. Os principais eixos da portaria são: acesso e acolhimento, paternidade e cuidado, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de acidentes e violência e as doenças prevalentes na população masculina. 

Serviços oferecidos pelo SUS 

No SUS, o homem pode fazer uma série de exames de check-up, como sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia e insulina); aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); função pulmonar (indicada aos fumantes); pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg); e teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C, além do exame Antígeno Prostático Específico (PSA) auxiliar no Diagnóstico do Câncer de Próstata.

 

Por Flávio R. Samuel