Nos dias 28 e 29 de setembro, o Núcleo de Redes de Assistência à Saúde da Unidade Regional de Saúde de Barbacena realizou uma oficina de apresentação e discussão da classificação dos hospitais pertencentes às Regiões de Saúde de Barbacena e de Congonhas/Conselheiro Lafaiete.

Crédito: Priscila Rezende

O evento foi promovido para os gestores municipais visando a apresentação e discussão sobre a classificação dos hospitais pertencentes às regiões de saúde de Barbacena e Congonhas/Conselheiro Lafaiete, conforme as orientações previstas na Resolução SES/MG nº 5.052 de 9 de dezembro de 2015, que estabelece as Diretrizes, Objetivos e a Tipologia Hospitalar da Política Estadual de Atenção Hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

De acordo com a respectiva resolução, a Tipologia Hospitalar para o Estado de Minas Gerais foi proposta em conformidade com o elenco de serviços e o seu papel no município e nas Regiões de Saúde, respeitando-se a hierarquização tecnológica da organização do sistema. E a resolução fornece subsídio para a caracterização da situação atual e desenho de nova conformação da Atenção Hospitalar no âmbito das Regiões de Saúde.

“Estamos na terceira etapa da implementação da Política Hospitalar. O objetivo do encontro é apresentar aos gestores municipais de saúde a metodologia usada para classificar as instituições, aplicando os conceitos base Nível, Função, Abrangência e Resolubilidade”, afirmou a Coordenadora no Núcleo de redes de Assistência à Saúde da SRS Barbacena, Rosiany Araújo.

Por Priscila Rezende