O Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Ubá realizou, nesta sexta-feira (22/09), em Ubá, reunião técnica sobre Segurança do Paciente. O evento contou com a participação de representantes dos núcleos de segurança do paciente, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), de Vigilâncias Sanitárias Municipais e do Diretor da Regional, Reginaldo Furtado de Carvalho.

Crédito: Leticia Lacerda

Segundo a autoridade sanitária da Regional de Saúde de Ubá, Letícia Lacerda de Toledo Aleixo, “os incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos, como os incidentes com danos ao paciente, representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde”.

As apresentações foram feitas pelas técnicas da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Nádia Aparecida Campos Dutra e Rosilaine Aparecida da Silva Madureira. O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria GM/MS nº 529/2013, objetiva contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

Por Lavínia Luisa