Regional de Saúde de Uberlândia realizou na última sexta-feira (15/09) o 2º Encontro da Assistência Farmacêutica. Participaram os farmacêuticos das secretarias de saúde de Araguari, Monte Carmelo, Coromandel, Estrela do Sul, Uberlândia, Cascalho Rico, Romaria, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Nova Ponte, Grupiara e Indianópolis. O objetivo do evento foi alinhar as políticas Farmácia de Todos, promover a troca de experiências entre os profissionais e fortalecer a assistência farmacêutica na região.

Crédito: Priscilla Fujiwara

Desde o lançamento do Farmácia de Todos em 2016, a Regional de Saúde de Uberlândia tem se esforçado para garantir o acesso aos medicamentos gratuitos para tornar a distribuição dos itens mais eficiente - o modelo da Regionalização, afirmou a coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional, Andréa Carvalho.

A estratégia de Regionalização da Assistência Farmacêutica consiste na cooperação técnica aos municípios por meio da otimização da aquisição e distribuição de medicamentos com ampliação do elenco disponível de 145 para cerca de 346 itens, além do aumento do recurso financeiro para compra de medicamentos.

“O nosso papel é promover a regionalização, que inclui a qualificação dos profissionais nas secretarias municipais para que realizem adequadamente a descentralização das compras dos medicamentos, que pode ser realizada diretamente pelos municípios com recurso tripartite e edital de aquisição estadual” explicou a coordenadora sobre o processo de descentralização. “Reduzimos os problemas de logística, as perdas de estoques e conseguimos preços menores.  Hoje os municípios só precisam realizar o seu planejamento e encaminhar o seu pedido a cada quatro meses”, enfatizou.

Em Monte Carmelo, com o Programa Farmácia de Todos, atualmente faltam menos medicamentos, salientou a Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Renata Torres. “Com a regionalização, temos a opção de comprar pela ata de registro de preços do estado e também pela ata do município, se o medicamento estiver com o preço menor” disse Torres.

Farmácia de Todos também prioriza a qualificação dos serviços farmacêuticos, garantir uma estrutura adequada para atendimento humanizado e o armazenamento dos medicamentos e o fortalecimento do Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF).

Veja as fotos do evento.

Por Priscilla Fujiwara