Neste sábado (16/09), acontece em todo país o Dia D de Multivacinação. No Centro de Saúde Paraíso, em Belo Horizonte, a Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Fonseca de Almeida, e o subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, falaram sobre a importância da Campanha de Multivacinação 2017. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

“Esta campanha tem o foco voltado para a atualização do cartão de vacinas de crianças e adolescentes de zero a 15 anos, que estejam com alguma dose atrasada. As vacinas disponibilizadas fazem parte do calendário de rotina e, por isso, podem ser encontradas durante todo o ano. No entanto, a Campanha de Multivacinação é realizada com o objetivo de mobilizar a população quanto à importância de se manter o cartão atualizado”, explica Janaína Fonseca de Almeida. Clique aqui e confira o Calendário de Vacinação 2017. 

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

“Ao longo da campanha de 2016, em Belo Horizonte, 60 mil crianças e adolescentes buscaram as Unidades de Saúde para atualização do cartão. Desse total, cerca de 48% das pessoas tinham alguma vacina pendente. Por isso vale a pena esse esforço de chamar a população até as Unidades Básicas, para que seja possível avaliar e completar as doses que sejam necessárias, de acordo com cada caso”, afirma Fabiano Pimenta.

Janaína Fonseca de Almeida alerta para a baixa cobertura vacinal entre os adolescentes. “Com relação à vacina contra HPV, por exemplo, Minas Gerais apresenta cerca de 50% de cobertura da segunda dose entre as meninas e essa porcentagem deveria estar em torno de 80. Por isso fazemos esse chamado para que os adolescentes venham se vacinar”, reforça a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG.

Segundo Rose Marie Morais Lima Diniz, enfermeira do centro de saúde Paraíso, a expectativa maior para a campanha deste ano é, justamente, pela procura da vacina contra HPV. A campanha teve início no dia 11 e, até o próximo dia 22, esperamos que os adolescentes venham atualizar seus cartões”, afirma a enfermeira.

Marlene Benfica, mãe da Thamires, de 15 anos, veio com a filha ao Centro de Saúde, checar se as doses pertinentes à faixa etária da jovem estão em dia. “Ela veio tomar a vacina contra HPV, mas vamos aproveitar para avaliar se há mais alguma pendente”, afirma Marlene Benfica.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

Já Maria José Ferreira, avó do Arthur, de 02 anos, reconhece a importância das campanhas de vacinação como forma de conscientizar a população e prevenir diversas doenças. “Nós estamos sempre atentas às campanhas, para não deixar atrasar nenhuma vacina. Ele sempre chora, mas sabemos que é importante para bem dele”, afirma Maria José.

Minas Gerais conta com 4.056 salas de vacina e estima-se que a população que se encontra na faixa etária contemplada pela Campanha seja de 4.465.018 pessoas. Mais informações sobre vacinação e detalhes sobre a campanha estão disponíveis no site: www.saude.mg.gov.br/vacinacao 

 

 

Por Fernanda Rosa