Na próxima quinta-feira (21/09), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CASPD), promove, no auditório do Ministério da Fazenda em Belo Horizonte, o Fórum Estadual de Soluções - Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia no SUS-MG. O evento, que tem como objetivo abordar sobre a assistência à pessoa Ostomizada e seu cuidado em rede e é uma parceria entre Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e SES-MG.

Durante o evento está previsto uma conferência sobre a Rede de Cuidados da Pessoa com deficiência no SUS em Minas, com foco na reabilitação da pessoa com Estomia, e três mesas redondas que irá discutir sobre os papeis da atenção básica, hospitalar e do serviço especializado na reabilitação da pessoa estomizada.

Segundo o coordenador estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, David Mello de Jesus, o evento prevê a participação de aproximadamente 190 pessoas dentre eles, profissionais de todos os níveis de atenção, laboratórios produtores de produtos para estomas, universidades, usuários, representantes de associações e gestores públicos. Para ele, “o encontro terá grande importância na detecção de demandas não atendidas, bem como sugestões para planejamento de novas políticas públicas e destaque para experiências bem sucedidas no SUS-MG, que poderá servir como modelo e utilização no Fórum Nacional. Será um momento de troca de conhecimento e informações com os diversos atores envolvidos no processo de reabilitação da pessoa com estomia”, disse.

O Evento é gratuito e a inscrição pode ser realizada por meio do email: mg@sobesp.com.br.

Encontro referências técnicas

No dia anterior ao Fórum, quarta-feira, 20/09, será realizado uma reunião entre enfermeiros e referências técnicas das Regionais de Saúde do Estado e da SES-MG. Durante o encontro será abordado temas como reabilitação da pessoa com estomia, critérios para indicação de equipamentos coletores para estomas intestinais e urinários, regulação das órteses e próteses em gastrenterologia e urologia, aquisição de bolsas coletoras e adjuvantes, além da logística de recebimento, armazenamento, distribuição e dispensação das bolsas. Acesse aqui a programação do Fórum (LINKAR A PROGRAMAÇÃO)

Estomização

A estomia é um procedimento que salva vidas e alivia o sofrimento causado por algumas doenças ou condições intestinais ou urinárias. O Estoma intestinal ou urinário é uma abertura cirúrgica realizada no abdômen, onde é exteriorizada e fixada uma parte do intestino ou da bexiga para possibilitar a saída das fezes ou da urina. O estoma pode ter caráter temporário ou permanente.
Serviço de Atenção ao Estomizado em Minas

Em Minas Gerais há 48 Serviços de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada, com mais de 5 mil pessoas atendidas. O Estado adquiri cerca de 135 tipos de bolsas coletoras e acessórios, fornecendo cerca de 700.000 mil bolsas por ano, sendo uma das referências nacionais na assistência a este público, com investimento de recurso estadual de R$ 18 milhões ao ano.

Para ter acesso aos serviços, a pessoa estomizada deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde mais próxima ou a Secretaria Municipal de Saúde de seu município e solicitar o encaminhamento para o serviço de referência na sua região. São unidades de saúde especializadas para assistência à saúde das pessoas com estoma, que desenvolvem ações de reabilitação, incluindo orientações para o autocuidado, prevenção e tratamento de complicações no estoma e pele ao redor, capacitação de profissionais e fornecimento de bolsas coletoras e demais acessórios.

Mais informações sobre Ostomizados podem ser acessadas por meio do link: http://www.saude.mg.gov.br/ostomizados

Serviço

Reunião dos Enfermeiros dos SASPO e das Referências Técnicas das SRS, GRS e da CASPD da SES-MG

Data: 20 de setembro de 2017 - 8h às 18h

Fórum Estadual de Soluções - Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia no SUS-MG

Data: 21 de setembro de 2017- 8h às 18h

Local: Auditório do Ministério da Fazenda- Av. Afonso Pena, n.º 1.316, Centro/ Belo Horizonte – MG.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão