Acontece entre os dias 11 a 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação 2017, que tem como objetivo atualizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 15 anos de idade.  Dessa forma, serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a faixa-etária mencionada. Em Minas Gerais, será ofertada também a vacina contra febre amarela para as pessoas de 9 meses a 59 anos, que ainda não se vacinaram.

O Ministério da Saúde preconiza pelo menos 1 dose da vacina da febre amarela ao longo da vida.

Confira o Calendário de Vacinação 2017

Nesta campanha serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a faixa-etária de 0 a 15 anos e a vacina contra a febre amarela para as pessoas de 9 meses a 59 anos que ainda não se vacinaram.

Vacinação nas escolas

A principal estratégia da Campanha este ano é a parceria realizada com a Secretaria Estadual de Educação, para vacinação nas escolas.  De acordo com a coordenadora de Imunização da SES-MG, Eva Lídia Arcoverde, “as ações de vacinação nas escolas serão para crianças e adolescentes de 09 a menores de 15 anos e serão oferecidas as vacinas contra HPV, Meningocócica C (conjugada) e Tríplice viral”.

Eva Lídia Arcoverde reforça que há uma grande necessidade de conscientização por parte de pais e responsáveis quanto à importância da imunização.  “As baixas coberturas vacinais podem acarretar a reintrodução de doenças consideradas como eliminadas”, alerta a coordenadora. Há muitos mitos relacionados à vacina, principalmente o medo da injeção. Vacinar os adolescentes é um desafio não só no Brasil, mas em todo o mundo. O que deve ficar claro é que as vacinas são seguras, e protegem contra doenças graves e letais.

Dia D de Multivacinação

No próximo sábado (16/09), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país estarão abertas em função do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

O Dia D tem o objetivo de ampliar o acesso do público à vacinação e mobilizar mães, pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde, para atualização do cartão de vacinação.

O subsecretário de Vigilância Epidemiológica e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rodrigo Said, juntamente com o subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, participam do Dia D de Multivacinação, em Belo Horizonte. O evento terá início a partir das 9h30 e será realizado no centro de saúde Paraíso, localizado na Avenida Mem de Sá, 1001, bairro Paraíso.

Eles atenderão à imprensa no local.

Mais informações sobre vacinação e detalhes sobre a campanha estão disponíveis no site: www.saude.mg.gov.br/vacinacao

Informações sobre cobertura vacinal: sipni.datasus.gov.br

Serviço:
Evento: Dia D de Multivacinação
Data: 16/09/2017 – Sábado
Horário: A partir das 9h30
Local: Centro de Saúde Paraíso (Avenida Mem de Sá, 1001, bairro Paraíso), em Belo Horizonte (MG).

Por Fernanda Rosa