Nesta quarta-feira (13/09), foi realizado no município de Várzea da Palma, sob a jurisdição da Unidade Regional de Pirapora, movimento em defesa da Reforma Psiquiátrica.

Crédito: Renata Diniz Tavares

Profissionais de saúde integrantes da equipe de Saúde Mental e usuários fizeram um abraço simbólico em frente aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, reforçando a importância do movimento “Abraça RAPS”, realizado em todo o país.

De acordo com Renata Diniz Tavares, referência de saúde mental da regional de Pirapora, é fundamental mostrar a toda população que estamos comprometidos com a defesa do Sistema único de Saúde e da reforma psiquiátrica. “O SUS como um todo encontra-se ameaçado e o nosso compromisso é com a ampliação e fortalecimento desse modelo, e não com o seu retrocesso e desestruturação”, destaca Renata Diniz Tavares.

Saúde Mental em Minas Gerais

As políticas da Secretaria de Estado da Saúde, que dizem respeito à Saúde Mental do Estado de Minas Gerais, estão sustentadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica antimanicomial e propõe uma rede de serviços públicos, substitutivos aos hospitais psiquiátricos e seus similares, conhecida como Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A RAPS, em sua composição, tem pontos estratégicos e prioritários na Atenção Primária em Saúde, Atenção Psicossocial e Atenção Hospitalar, entre outros. Atualmente existem 339 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em Minas Gerais, nas 77 microrregiões de saúde do estado.

O CAPS é reponsabilidade do município. Ele atende prioritariamente pacientes graves em crise, ao estabilizarem, grande parte desses usuários são referenciados às Unidades Básicas de Saúde para acompanhamento ambulatorial, onde o paciente pode ficar em permanência dia e noite até a estabilização do quadro. Durante esse período são desenvolvidas ações de tratamento e de reabilitação/ inclusão psicossocial e com a família de modo a não cronificar a pessoa, como ocorria na internação manicomial. Clique e saiba mais

Por Renata Diniz Tavares