Supervisores de campo, digitadores e educadores em saúde dos 27 municípios da região Triângulo Sul foram capacitados, ao longo de três semanas, para o manejo do Sistema de Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) e também de Levantamento de Índice Amostral (LIA) para os municípios com menos de 2.000 imóveis.

Capacitação LIRAa - Uberaba 04 a 06-09-17 2

Em Uberaba, o treinamento teve início na última segunda-feira e segue até esta quarta (06/09), na Casa do Educador. As demais capacitações foram realizadas por microrregião, nos municípios de Frutal, Iturama e Araxá.

De acordo com Iara Irma, referência em Vigilância Ambiental da Regional de Uberaba “cinco municípios da região realizavam o LIRAa desde 2010, quando começou a ser implantado; agora, a Resolução do Ministério da Saúde nº 12 de 26 de janeiro de 2017, tornou obrigatória a realização de levantamento de infestação por Aedes aegypti em todos os municípios do país e estabelece também que as informações sejam enviadas às secretarias estaduais de saúde e, posteriormente, ao ministério, que divulgará os dados visando melhor direcionamento das ações de prevenção e controle do mosquito”.

Para Danilo Eurípedes da Silva, coordenador municipal de Vigilância Ambiental de Conquista, “no campo, a mudança não será tão significativa, mas na geração de dados sim, pois o Sistema LIRAa contém todas as informações necessárias para o planejamento, por isso acredito que será mais fácil trabalhar com ele”. A capacitação também visou atualizar o manejo do Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD).

Paulo Cesar de Souza, referência técnica em Vigilância Ambiental da regional de Uberaba, explica que “foram descentralizadas algumas tarefas aos profissionais municipais, como a inclusão de novos bairros e o cadastramento ou descadastramento de Pontos Estratégicos para supervisão do Aedes”.

Por Sara Braga