A Regional de Saúde de Montes Claros iniciou nesta terça-feira (05/09), a realização de oito encontros de capacitação de coordenadores de vigilância ambiental e agentes de controle de endemias de 53 municípios do Norte de Minas, visando prepará-los para a realização do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e Levantamento de Índice Amostral (LIA).

FOTO 3

O encontro, realizado na Regional de Saúde, reuniu supervisores dos municípios de Montes Claros e Claro dos Poções. Já nesta quarta-feira (06/09), o trabalho terá continuidade envolvendo a participação de coordenadores de vigilância sanitária dos municípios de Itacambira, Juramento e Glaucilândia.

De acordo com Resolução publicada em janeiro deste ano, pelo Ministério da Saúde, a realização dos levantamentos são obrigatórios por parte dos municípios, considerando as diversas condicionantes que permitem a manutenção de criadouros do mosquito, a co-circulação dos quatro sorotipos da dengue no país e a existência de grande contingente populacional exposto previamente a infecções pelo vírus, aumentando o risco para ocorrência de epidemias e elevado número de óbitos.

O Ministério da Saúde considera que a realização dos levantamentos para detecção dos índices de infestação do Aedes aegypti são necessários em virtude do mosquito transmitir a dengue, Febre Chikungunya e o Zika vírus. No caso da Zika, a doença tem provocado a ocorrência de epidemias acompanhadas de graves manifestações neurológicas, como a síndrome de Guillan Barré e surtos de malformações congênitas com microcefalias em bebês.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, lembra que a manutenção das ações de combate ao Aedes aegypti devem ser realizadas de forma intermitente por parte dos municípios, o que exige atuação conjunta dos agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e a população.

A coordenadora explica que tanto o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, quanto o Levantamento de Índice Amostral serão realizados em outubro. As localidades com mais de dois mil imóveis vão realizar o LIRAa, enquanto os municípios que possuem menos de dois mil imóveis farão o LIA. Os dados serão consolidados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), que os repassará para o Ministério da Saúde. Em nível nacional as informações serão utilizadas para direcionamento e qualificação das ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.

Agenda

Além dos dois encontros realizados inicialmente em Montes Claros nos dias 11 e 12 de setembro, a capacitação acontecerá em São João da Lagoa, envolvendo os municípios da microrregião de saúde de Coração de Jesus.

Os demais encontros, envolvendo os demais polos de saúde, acontecerão nas seguintes datas: 14 e 15, em Bocaiuva; 18 a 20, em Salinas; 19 e 20, Grão Mogol; 21 e 22 de setembro, em Janaúba; 25 e 27, em Taiobeiras e nos dias 28 e 29, em Monte Azul.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão