A Regional de Saúde de Patos de Minas através do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, reuniu nesta terça – feira, (29/08), coordenadores, técnicos e gestores municipais em uma reunião para apresentar a carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde.

O objetivo da reunião foi mostrar as mudanças da Política Estadual do Cofinanciamento da Atenção Primária e também apresentar a carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde, um dos componentes variáveis do cofinanciamento.

Segundo a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde da Regional de Patos de Minas, Maíra de Castro Taufick, a carteira servirá como um documento norteador dos processos de trabalho dos municípios. “Nada mais é que listar as ações de serviços que são oferecidos nas Equipes de Saúde da Família, para que isto esteja documentado e seja utilizado tanto pelos profissionais quanto, posteriormente, para o usuário”, afirmou a Coordenadora.

Os presentes contaram com apresentações sobre a Política Estadual de Atenção Primária, as mudanças do cofinanciamento a partir da Resolução SES-MG nº 5.816 de 19 de julho de 2017, além de momentos em grupo onde foi apresentada a minuta do Estado da carteira de serviço e também um questionário para direcioná-los na elaboração da mesma, o qual cumpre o papel de um esqueleto norteador das atividades que devem conter na carteira.

Créditos: Maryana Santos

Este é um primeiro momento para sensibilização e apresentação da carteira para os municípios, a fim de que compreendam sua importância para a organização do próprio processo de trabalho. Estima-se que nos próximos meses deva ocorrer mais reuniões com o intuito de prosseguir na implantação da carteira e elaborar suas propostas.

Além disso, em comemoração ao Agosto Dourado, uma campanha com fotos e vídeos de profissionais e familiares que amamentam foi realizada dentro da regional de saúde a fim de conscientizar sobre a importância da amamentação. Sendo apresentada a todos os participantes no início das atividades.

Por Maryana Santos

Enviar para impressão